Se chegou a jogar Pong nas máquinas arcade não vai achar estranho a inclusão do seu controlador clássico na nova portátil da Atari, a Atari Gamestation Portable. Este controlador em forma de um regulador (ou paddle no original por representar as raquetes do Pong) permite girar e mover a raquete que envia a bola para o lado do adversário.

A proposta da My Arcade, em parceria com a Atari, pretende reavivar não apenas os jogos clássicos, mas igualmente a forma como se jogavam nas décadas de 1970-90. Além do Paddle, a consola inclui o tradicional dpad, mas também um Trackball, no lado esquerdo da consola. Não existem sticks analógicos, mas no lado direito ainda vai encontrar os quatro botões YXAB e ainda um KeyPad, composto por 12 pequenos botões.

Veja na galeria imagens do Atari Gamestation Portable:

A portátil foi anunciada durante a CES 2024, na mesma altura em que a Atari também revelou a Atari 400 Mini, provando que, apesar de não lançar novos jogos no mercado, a clássica continua a rentabilizar a nostalgia do seu catálogo. A portátil conta com um ecrã de 7 polegadas e uma bateria recarregável.

Consola Atari 400 vai receber tratamento “mini”, réplica do joystick original e 25 jogos clássicos
Consola Atari 400 vai receber tratamento “mini”, réplica do joystick original e 25 jogos clássicos
Ver artigo

A lista de jogos disponíveis não foi ainda totalmente revelada, mas a My Arcade diz que serão recuperados cerca de 200 clássicos das plataformas Atari. Jogos como o Centipede e Missile Command certamente não vão faltar, usando o TrackBall, assim como o Breakout e Canyon Bomber jogados através do Paddle. O KeyPad será para títulos como o Brain Games ou o Codebreaker.

A Atari Gamestation Portable não chega ao mercado antes do quarto trimestre do ano e está apontada com um preço de 149,99 dólares.