Os últimos anos têm sido férteis no que diz respeito à recuperação e lançamento de consolas clássicas em formato miniatura. Estas mantêm as funcionalidades das máquinas originais, mas são construídas em versões mais compactas, atualizadas com algumas tecnologias atuais, como a capacidade de serem ligadas aos televisores via HDMI.

NES, Super NES, PlayStation ou Mega Drive são alguns dos modelos em miniatura existentes, mas as consolas da Atari também foram recriadas, como o caso da velhinha 2600, suportando os cartuchos antigos que ainda possa ter nas gavetas. A Retro Games em parceria com a Atari vão agora lançar a consola Atari 400 em miniatura, com capacidade de emular a original de 8 bits, incluindo as séries 400/800, XL e XE, assim como a 5200. A original foi lançada em 1979 e a empresa foi a mesma responsável por lançar as versões modernas em miniatura do Amiga 500 e o Commodore 64.

Veja na galeria imagens do Atari 400

A consola vem acompanhada com o THECXSTICK, uma recriação do joystick original da Atari, o clássico CX-40, com a adição de sete botões de funções. A Atari 400 inclui 25 jogos clássicos, que podem ser acedidos a partir de um menu em forma de carrocel. Na lista encontram-se os obrigatórios Meillipede, Berzerk, Lee, Star Raiders II, M.U.L.E., Miner 2049er, entre outros.

O emulador suporta ainda outros jogos que tenha, através de um stick USB de memória. A consola tem cinco entradas USB para que possa usar outros comandos ou mesmo teclado.    

As funcionalidades atuais, que já vimos em outras consolas mini, foram também adicionadas à Atari 400, incluindo a possibilidade de gravar o progresso nos jogos e continuar mais tarde. Assim como a capacidade de rebobinar a ação até 30 segundos para corrigir uma vida que se perdeu.

A Atari 400 mini chega às lojas no dia 28 de março, com um preço de 119,99 dólares e já pode fazer a pré-encomenda.