A chamada realidade estendida (XR) reúne as experiências de AR e VR, uma área que a Meta continua a trabalhar no desenvolvimento do metaverso. A empresa liderada por Mark Zuckerberg fechou uma parceria estratégica com a LG para acelerar os negócios XR e abrir o caminho para uma experiência de nova geração. Segundo o comunicado da fabricante sul-coreana, o objetivo é combinar os pontos fortes das duas empresas seja em produtos, conteúdos, serviços e plataformas para impulsionar a inovação nas experiências dos clientes no espaço virtual.

A parceria foi fechada após uma visita de Mark Zuckerberg ao quartel-general da fabricante, nas LG Twin Towers em Yeouido, na Coreia do Sul, onde esteve com o CEO William Cho e o presidente da Home Entertainment Company, Park Hyoung-sei. O patrão da Meta levou o headset Meta Quest 3 e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, convencendo os líderes da tecnologia avançada, incluindo os modelos de linguagem e a sua potencial integração de IA no equipamento.

Meta e LG

O projeto promete levar para o televisor, através dos conteúdos e serviços da LG, as capacidades XR da Meta, criando um novo ecossistema. A fabricante diz que esta é uma das suas novas áreas de negócio, ainda que no passado tenha mostrado interesse na realidade virtual, quando em 2018 colaborou com a Google para criar um ecrã para um headset. Nestes seis anos, muita coisa evoluiu neste domínio e a LG quer “voltar ao jogo”.

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O lançamento recente do headset Vision Pro da Apple veio agitar as águas no mundo da realidade estendida e a Meta pretende continuar na vanguarda desta tecnologia. Aliás, o próprio Mark Zuckerberg já “analisou” o produto da Apple e diz que prefere o seu Meta Quest 3. A Meta tem vindo a estender o seu ecossistema através de parcerias importantes, tal como o acordo com a BMW para levar a realidade virtual no ecossistema digital dos seus automóveis.

Para a LG, os equipamentos XR podem ser os equipamentos pessoais de próxima geração, por conseguirem superar as limitações dos ecrãs móveis, naquilo que diz respeito à imersão e intuição. Nos negócios, abrem-se novas formas de interações com os clientes, no mercado XR, um nome que parece cada vez mais ter substituído a expressão metaverso, nunca citada nesta comunicação.