A Google e a LG anunciaram esta semana um novo display que deverá elevar os padrões de qualidade nos futuros headsets de realidade virtual. Trata-se de um ecrã OLED, de 18 megapíxeis, com 1.443 ppi, uma taxa de atualização de 120Hz e um campo de visão de 120 x 96. O desenvolvimento desta tela tinha sido anunciada no passado mês de março.

tek display google lg

A Google refere que as capacidades máximas da visão humana estão limitadas em fasquias bem definidas. No que toca aos ppi, a empresa indica que os olhos dos utilizadores não conseguem enxergar números superiores a 2.183 ppi, ou campos de visão superiores a 160 x 150, o que significa que apesar da qualidade desta proposta, a tecnologia ainda reserva espaço a melhoramentos. Note que, em comparação, os HTC Vive oferecem uma qualidade de 448 ppi, ao passo que os Vive Pro chegam aos 615 ppi com uma taxa de atualizaçao de 90Hz. Por outras palavras, a Google e a LG são neste momento as autoras do display VR de maior resolução do mercado.

Uma das contrapartidas diz respeito à integração deste display com processadores móveis, uma vez que estes componentes deverão limitar a taxa de atualização do ecrã em 75Hz, o que significa que esta solução será melhor aplicada em headsets para computadores.

Apesar do anúncio oficial, a Google e a LG ainda não têm uma data de lançamento definida. O aparelho ainda é um protótipo e será melhorado antes de chegar ao mercado.