Em 2021, a BMW e a Meta assinaram uma parceria de investigação para explorar a tecnologia de realidade virtual e aumentada integrada no ecossistema digital dos automóveis. O objetivo, na primeira fase, é melhorar a experiência das viagens dos passageiros, mas com soluções igualmente para os condutores. Na apresentação dos avanços da investigação foram referidos os desafios que os movimentos rápidos dos veículos apresentaram aos sistemas VR, por confundir os sensores do equipamento. Os sinais enviados pelo equipamento entravam em conflito com os movimentos do automóvel no mundo real.
Para resolver o problema de utilizar objetos virtuais num automóvel em movimento, os investigadores incorporaram a informação de um conjunto de sensores de um automóvel BMW no sistema de rastreamento do Quest Pro. Dessa forma, as equipas da BMW e da Reality Labs conseguiram enquadrar os objetos visuais no veículo em movimento, usando uma réplica virtual do mesmo. As experiências virtuais passam assim a estar ancoradas ao próprio automóvel, sincronizados em tempo real com o seu movimento.
Veja na galeria a tecnologia:
O modelo BMW iX tem sido utilizado nos testes do protótipo e a equipa tem criado demonstrações de experiências com os passageiros, tanto a nível virtual, como de realidade mista, utilizando este novo sistema de rastreamento e o equipamento Meta Quest Pro. A Meta acredita que foi dado o passo necessário para oferecer experiências de realidade virtual e aumentada, de forma útil para as pessoas.
O sistema, demonstrado pela primeira vez, permite aos utilizadores acederem à informação AR e VR de forma correta, mesmo quando o automóvel se desloca rapidamente e executa curvas, apanha lombas ou quando acelera. O sistema permite aos passageiros acederem a jogos, entretenimento, ferramentas de produtividade e até experiências de meditação durante as longas viagens.
No entanto, segundo o líder de tecnologia da BMW, Claus Dorrer, ainda é cedo para saber como ou quando é que a tecnologia estará disponível para os seus clientes. A fabricante consegue imaginar o número de potenciais utilizações dos equipamentos XR nos automóveis, desde assistir o condutor a localizar o seu veículo num parque de estacionamento sobrelotado, aos avisos de perigos na estrada, assim como informação generalizada sobre as condições do carro.
Veja no vídeo o conceito da tecnologia VR dos automóveis BMW:
A Meta refere que o protótipo deste sistema assenta nos óculos de realidade aumentada do Project Aria, que a empresa tinha revelado em 2021. O sistema consegue dessa forma calcular a localização dos óculos relativamente ao automóvel. A empresa de Mark Zuckerberg pretende dessa forma que os passageiros vejam coisas como pontos de interesse, restaurantes ou marcos históricos. E apesar de admitir que o projeto ainda não está finalizado, esta tecnologia poderá revolucionar a forma como se viaja de carros, comboios, aviões e outros meios, desbloqueando novas formas de comunicação sem usar as mãos, mais entretenimento e utilidade, adicionando mais valor do que os ecrãs e instrumentos convencionais.
Num dia em que se comemora o Dia Mundial da Internet, a Meta salienta que “o metaverso não vai ser construído por uma empresa apenas. Será necessário que as empresas, grandes ou pequenas, trabalhem com developers, criadores, académicos e reguladores”, destacando a parceria com a BMW como um exemplo da sua visão do metaverso.
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