Seguindo o ciclo habitual das consolas da Sony, depois da versão standard e a remodelação Slim, que foi lançada no final de 2023, é expectável que a fabricante anuncie uma versão Pro da PlayStation 5. Era apontado a CES 2024 como o palco para esse anúncio, mantendo-se a tradução da empresa falar do ecossistema PlayStation durante a sua conferência de produtos.

Segundo Tom Henderson, analista em assuntos da indústria, citado pelo GameRant, apenas no terceiro trimestre de 2024 poderá haver o anúncio da consola. O analista diz que fazer qualquer anúncio com um ano de antecedência dos planos de lançamento poderão abrandar as vendas do modelo base da PS5, uma vez que poderá levar os consumidores a esperar pela versão melhor.

Insomniac Games: hackers publicam 1,3 milhões de ficheiros roubados e expõem dados do jogo Wolverine
Insomniac Games: hackers publicam 1,3 milhões de ficheiros roubados e expõem dados do jogo Wolverine
Ver artigo

Nos rumores das especificações, não se espera um salto muito grande no hardware, quando comparado com as diferenças entre a versão base e Pro da PS4. No entanto, é destacada a tecnologia proprietária da Sony de upscaling de imagens semelhante ao DLSS da Nvidia. Esta tecnologia melhora a qualidade das imagens através de IA, além de tornar os jogos mais fluídos em alta resolução.

Esta poderá ser a solução para tornar a experiência do modo visual serem tão fluídos como o modo performance. E nesse sentido, puxar pelo hardware da consola para lá daquilo que atualmente consegue fazer.

Também surgiram alguns rumores baseados na fuga de informação da Insomniac Games, mais concretamente ligados a Wolverine. Segundo o utilizador NikTek, um dos slides da apresentação do jogo indicam que este irá utilizar tecnologia de upscaling por IA. E vai mais longe referindo os rumores de que a nova consola poderá estar equipada com um processador dedicado a IA (NPU), um CPU mais rápido e também um GPU híbrido RDNA 3. Jogos como GTA 6 poderão ser a bandeira desta nova geração gráfica. O modelo terá sido batizado com o nome de código “Project Trinity”.

A Sony confirmou a presença na CES 2024, mas que o seu alinhamento estará mais voltado para a Criatividade do que o Gaming, apontando para lentes e câmaras.