A Microsoft já está a disponibilizar o seu novo portátil, o Surface Laptop Studio, aquele que considera ser o seu portátil mais poderoso até à data. O portátil foi apresentado em setembro de 2021, juntamente com outros equipamentos, mas só agora foi lançado no mercado português. O portátil destina-se a programadores, designers, gamers e criativos, permitindo uma utilização em modos distintos: como um portátil convencional, em modo apresentação ou em Estúdio.

O portátil tem um ecrã Pixelsense Flow de 14,4 polegadas a 120 Hz, prometendo imagens mais fluidas na produção de conteúdos. Conta ainda com altifalantes Quad Omnisonic e Dolby Atmos, prometendo som mais detalhado e imersivo. Com estes elementos, a fabricante diz que seja para trabalhar, criar ou jogar, o portátil dará a resposta correta.

Veja na galeria imagens do portátil

No modo portátil, este utiliza um teclado completo, assim como o touchpad Precision Haptic, para que não necessite de utilizar ratos e teclados como periféricos externos. Quando precisa de fazer uma apresentação, basta puxar o ecrã para a frente e posicioná-lo no ângulo que desejar, seja para ver vídeos ou transmitir conteúdos, tais como apresentações. Já em Estúdio, pode utilizar o portátil como um tablet, recorrendo à Surface Slim Pen 2 para desenhar ou escrever.

De ter em conta que esta caneta digital é vendida à parte e tem um custo de 134,99 euros. Portátil pode ser adquirido a partir dos 1.729 euros na Microsoft Store e os estudantes têm um desconto de 10%. A caneta digital pode ser armazenada e carregada na parte frontal do teclado do Surface Laptop Studio.

No interior, o portátil conta com processadores Intel Core H Series de 11ª geração, DirectX 12 Ultimate e processadores da linha GeForce RTX da NVidia. Suporta tecnologia de conectividade Thunderbolt 4 e portas USB 4.0, permitindo ligar-se a monitores externos. Tem ainda um sistema de refrigeração ativa e um design térmico premium, garantindo um desempenho seja a criar aplicações, a editar vídeo, compor animações ou jogar videojogos.