Hoje foi dia de conferência da Microsoft dedicada à sua linha Surface, tal como foi mostrado pela imagem enigmática no seu website de eventos. Este era, nada mais, que o Surface Laptop Studio, a joia da coroa da família de computadores da Microsoft, um verdadeiro computador de estúdio, mas com uma grande portabilidade.

Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft, deu o pontapé de saída de um evento, salientando a necessidade de criar um espaço confortável em casa, que passa a servir como local de trabalho para muitos profissionais. Salienta as diversas marcas parceiras que já lançaram computadores preparados para receber o Windows 11, mas agora chega a voz da Microsoft ter uma palavra a dizer sobre o hardware. Salienta que o Windows e o Surface estão de mãos dadas para criar as condições para as empresas, estudantes e utilizadores gerais, de "forma a não haver nada entre as pessoas e as suas ideias". Refere que cada modelo do Surface se adapta a cada uma das necessidades dos seus utilizadores. Antes de mergulhar nos equipamentos, Panos Panay fez uma breve antevisão do que seria apresentado, confirmando-se a maioria dos Surface que estiveram ligados aos rumores.

Surface Pro 8: Mais poderoso que nunca

O primeiro computador apresentado foi o Surface Pro 8, o portátil que marca a estreia de um ecrã de 13 polegadas, revelando linhas mais arredondadas, com 32 GB de RAM e suporte a Thunderbolt 4, neste caso tem duas entradas. Tem microfones de estúdio no centro do ecrã, preparando-se assim para as chamadas de Zoom. O computador tem um ecrã tátil PixelSense Flow, que cobre toda a sua superfície com uma taxa de atualização de 120 Hz. Suporta ainda Dolby Vision e tem molduras muito finas. A fabricante refere que este apresenta o serviço Game Pass de origem, para que possa estar sempre pronto a jogar. O computador tem processador Intel Core de 11ª geração.

A acompanhar o modelo a Microsoft tem uma nova caneta Surface Slim Pen 2. A caneta promete ser sensível e com uma grande capacidade de respostas, fornecendo feedback ao utilizador no seu bico, seja a escrever como a pintar e desenhar.

Veja na galeria imagens do Surface Pro 8

Seja em formato portátil ou tablet, este Surface apresenta uma câmara frontal com uma resolução de 1080p de 5 MP, assim como uma câmara interior de 10 MP capaz de gravar a 4K. Tem ainda porta de carregamento dedicada, assim como suporte a Wi-fi 6. Tem opções de SSD amovível de 128 GB ou 256 GB e armazenamento interno de 512 GB ou 1 TB.

No website oficial do produto, é referido que o Surface Pro 8 só fica disponível no início de 2022.

Surface Go 3: dois-em-um para crianças e profissionais

Seguiu-se o Surface Go 3 que apresenta um design muito semelhante ao anterior, mas equipado com a nova geração de processadores da Intel, prometendo ser 60% mais rápido. Conte com os processadores Intel Core i3-10100Y ou o Pentium Gold 6500Y.  Direcionado aos mais novos mas também para trabalhos colaborativos, este tablet pode ser usado para ver filmes, ou para atividades para crianças onde pode usar a pen para pintar ou desenhar. O equipamento pode ter 8 GB de RAM, prometendo uma bateria com uma autonomia de até 11 horas.

O tablet pesa 544 gramas e está equipado com duas câmaras com resolução de 1080p. Suporta Dolby Audio e caso deseje, pode optar por um modelo com ligação LTE.

Clique nas imagens para conhecer o Surface Go 3

O Surface Go 3 estará disponível em Portugal a partir do próximo dia 5 de outubro, juntamente com o Windows 11, com um preço a partir dos 449 euros.

Juntamente com o tablet, há um rato Ocean Plastic Mouse, um produto construído com materiais reciclados recuperados do mar. Este é referido como um exemplo do compromisso da gigante tecnológica com o meio ambiente. O rato foi construído em colaboração com a SABIC, uma empresa que criou uma resina de alta qualidade feita a partir de 20% de plástico reciclado dos oceanos, recuperado diretamente das suas águas ou recolhido nas suas margens.

Veja na galeria o novo Ocean Plastic Mouse da Microsoft

O Ocean Plastic Mouse estará disponível em Portugal a 5 de outubro a um preço de venda a retalho recomendado de 27,99 euros.

Ainda no que diz respeito a equipamentos, a Microsoft revelou o Modern USB-CHeadset, um auricular desenvolvido para obter a melhor experiência de áudio em Microsoft Teams. Promete um design leve, controlos de reunião e fácil configuração.

A Microsoft promete também criar produtos mais inclusivos, nomeadamente etiquetas e correias, que permitem aos utilizadores com deficiências motoras não só usar os equipamentos de forma mais autónoma, como serem os próprios a abrirem as caixas dos produtos que compram.

A Microsoft chama-lhe o Surface Adaptive Kit e pode encontrar mais informações no seu website oficial. A ideia é colocar símbolos universais perto de componentes ou botões importantes, para que, por exemplo, utilizadores com limitações visuais possam passar o dedo nas suas respetivas texturas.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Surface Adaptive Kit

Surface Duo 2 promete mais produtividade nos dois ecrãs

O Surface Duo estreou-se no ano passado como um novo produto na família. Este ano a Microsoft volta a confirmar o tablet de ecrã duplo, destacando a sua "dobradiça revolucionária", suporte 5G, Snapdragon 888. O equipamento promete ser um produto premium dinâmico, com um módulo de três câmaras. A capacidade de ter muita informação diretamente da dobradiça, incluindo luzes e notificações de chamadas e mensagens, assim como relógio. E pode utilizar para jogar videojogos em dois ecrãs, lembrando a portátil 3DS da Nintendo. A Microsoft promete 50 jogos preparados para jogar através dos ecrãs táteis. E pode ainda ser usado para jogar em streaming, via xCloud.

Veja na galeria imagens do Surface Duo 2

A Microsoft promete o poder de um portátil, mas a portabilidade de um smartphone. Tem duas cores disponíveis e tem uma capa magnética para prender a pen digital. Ao utilizar o equipamento aberto quando tira fotografias, permite ter a "preview" instantânea ao lado da câmara em tempo real. Pode editar de imediato e partilhar as fotografias com os seus contactos. Pode arrastar os conteúdos entre os ecrãs ou sempre que necessitar, expandir a app pelo ecrã total.

Pode ainda utilizar todas as aplicações Android do pequeno smartphone diretamente no PC, numa das funcionalidades que tinham sido prometidas com o Windows 11.

Mas não se deixe levar pelo entusiasmo, a Microsoft referiu que este smartphone de duplo ecrã não vai chegar a Portugal, pelo menos no seu lançamento original.

Surface Laptop Studio: O mais poderoso Surface de sempre

A Microsoft revelou o seu mais poderoso computador Surface, direcionado a criadores profissionais, mas com o pormenor de tornar o Laptop Studio mais portátil, sendo possível transformar rapidamente o modo portátil para estúdio de forma rápida. Isto porque o teclado recolhe, passando o ecrã a cobrir todo o chassis, para que os artistas desenhem e pintem de forma livre.

Clique nas imagens para conhecer o Surface Laptop Studio

O computador tem 14,4 polegadas de tamanho, num ecrã tátil PixelSense Flow de 14,4 polegadas, com uma taxa de atualização até aos 120 Hz . Suporta Dolby Vision para uma melhor luminosidade e mais detalhes nas imagens.

Este modelo é suportado pela Surface Slim Pen 2 magnética que pode ser carregada sempre que esteja em contacto com equipamento. Na demonstração feita, é impressionante a capacidade de resposta da pen no ecrã. A Microsoft refere que o ecrã oferece sensações de toque hápticas, para uma maior naturalidade de utilização, que os utilizadores podem personalizar. Tem uma câmara com uma resolução de 1080p composta por IA e suporte a Thunderbolt 4 (duas portas). No interior tem o processador Intel core de 11ª geração (versões i5 e i7), até 32 GB de RAM e uma placa RTX de segunda geração da NVidia. Suporta também Dolby Atmos e tem ligação Wi-fi 6.

De salientar que o computador pode assumir-se como uma workstation ou modo estúdio e o Windows 11 adapta automaticamente a sua interface, com os botões de acesso e barras a  mudarem mediante a utilização.

Infelizmente este é outro dos modelos que apenas chega no início de 2022.

Satya Nadella fechou a apresentação para dar uma palavra extra ao lançamento do Windows 11, reforçando ser uma plataforma para uma geração de criadores. E com a apresentação dos novos Surface, juntamente com os computadores dos parceiros revelados anteriormente, espera que todos possam ser inspirados em criar novas experiências. Reforçou ainda o compromisso da Microsoft em tornar-se em 2030 neutra de carbono, numa mensagem mais ecológica.

Em antevisão:

Tal como é apanágio nos grandes eventos tecnológicos, é impossível manter segredos sobre as novidades que vão ser apresentadas e os rumores fazem parte da magia, sejam ou não depois confirmados pelas empresas. E ao longo das últimas semanas houve diversos rumores sobre um leque vasto de equipamentos da linha Surface, incluindo o Surface 8 Pro. E a acompanhar, poderão ser também apresentados os novos modelos Surface Duo 2, Surface Book 4, Surface Pro X e Surface Go 3.

Ainda nesta semana, novos rumores deram a conhecer mais detalhes sobre o Surface Pro 8. De acordo com o “informador” Shadow_Leak no Twitter, o equipamento contará com um ecrã de 13 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz e rodeado por uma moldura fina, trazendo também duas portas Thunderbolt. O equipamento poderá contar com um processador Intel de 11ª geração e que será compatível com o Windows 11, que a Microsoft lançará oficialmente a 5 de outubro. Em destaque está também a possibilidade de incluir SSD amovível. No que toca a preços, o “informador” detalha que poderá rondar os 799 dólares/680 euros.

Olhando para a próxima versão do Surface Duo, o conceito de smartphone da Microsoft com um ecrã duplo “dobrável”, nova documentação da Federal Communications Commission (FCC) confirma que o equipamento conta com suporte a 4G e a 5G, assim como a tecnologia NFC para pagamentos contactless, além de compatibilidade com Wi-Fi 6 e com aquilo que é descrito como “transferências sem fios de energia”.

Recorde-se que, anteriormente, rumores deram a conhecer que o Surface Duo 2 poderia ter uma configuração de câmaras traseiras com três sensores. O dispositivo será composto por dois painéis, cada um com ecrãs de 5,8 polegadas e com uma taxa de atualização mais elevada do que a do modelo anterior.

O equipamento, que estará disponível em preto e branco e que terá o Android 11 como sistema operativo, poderá contar com mudanças quanto à localização do leitor de impressões digitais e com uma entrada USB-C centrada na parte inferior do lado direito.

No seu interior, o Surface Duo 2 terá um processador Snapdragon 888 da Qualcomm e 8 GB de memória RAM, assim como suporte a 5G e tecnologia NFC, chegando em duas configurações diferentes de armazenamento interno: 128 GB e 256 GB Acredita-se também que a bateria terá um “boost” adicional de mais 800 a 900 mAh.

Olhando para o Surface Book 4, que se espera ser a “estrela” do evento da Microsoft e cujo nome parece ainda não estar totalmente definido, o website Windows Central avança que a empresa vai revelar um equipamento com um design renovado, pondo de lado o ecrã amovível e optando por uma solução que o mantém ligado ao “chassis”.

O novo Surface Book poderá incluir um trackpad de maiores dimensões e um ecrã a rondar as 14 polegadas com taxa de atualização dinâmica, além de molduras mais finas e com cantos arredondados. O equipamento terá duas entradas USB-C, uma porta Surface Connect e uma entrada para auscultadores. Ao que tudo indica, há ainda uma possibilidade de contar com uma placa gráfica da NVIDIA no seu interior.

Já no que toca ao Surface Pro X e ao Surface Go 3 esperam-se poucas mudanças. Fora da introdução de um ecrã com taxa de atualização dinâmica de 120 Hz, o primeiro dos modelos chegará com suporte às funcionalidades de hardware do Windows 11 e a Microsoft poderá lançar uma versão do equipamento que suporta apenas Wi-Fi. Por outro lado, acredita-se que o Surface Go 3 terá apenas alterações no seu processador.

Mas não é tudo: a Microsoft poderá apresentar também novos acessórios, incluindo uma Surface Pen com feedback háptico e capas com teclado que refletem as mudanças feitas ao logo do Windows e que trazem novas cores. Na “calha” poderá estar ainda um novo par de auscultadores da marca ou de Surface Earbuds.

Nota de redação: Artigo atualizado com novas informações, datas de lançamento e preços dos produtos. Última atualização 17h53.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.