Já se encontra disponível para download a primeira beta pública do Firefox 4, a mais recente versão do browser da Mozilla. O software é compatível com Windows, Mac e Linux.

A beta chega apenas em inglês e cerca de um mês depois do que tinha sido previsto quando a Fundação desvendou algumas das características a esperar do novo programa, mas a Mozilla já tinha avisado que as questões de agenda são sempre um assunto sensível. Na altura, foram identificadas como questões chave a rapidez, um interface mais simples e a aposta no HTML 5.

Para além do suporte às tecnologias que deverão marcar o futuro da navegação Web, a nova versão do browser apresenta mudanças flagrantes ao nível do interface de utilização, como a colocação, por defeito, dos separadores das páginas por cima da barra de endereços - na versão para Windows.

Outra das novidades é o botão do Menu, que o Firefox não usava até aqui e com o qual a Mozilla assume uma tendência seguida por outros browsers. Também no que respeita à mudança do lugar dos separadores há uma aproximação a programas como o Chrome, que sempre optou por essa solução.

Entre as mudanças mais ostensivas conta-se ainda a relativa aos Favoritos, que passam a estar escondidos num botão ao invés da habitual barra - embora esta se mantenha uma opção para utilizadores do Windows 7 e Vista.

A fusão dos botões Stop e Reload (actualizar) num só, é mais uma das tentativas para simplificar o mais possível o interface e aumentar o espaço dedicado à visualização das páginas.

Os separadores abertos vão poder ser procurados através da barra de endereços, tal como o TeK tinha explicado em Maio, quando fez a antecipação das mudanças esperadas para o novo browser.

Os interessados em experimentar, já podem fazê-lo a partir do site criado para o efeito, onde são também explicadas (em inglês) as principais alterações e os internautas são convidados a colaborar com eventuais aperfeiçoamentos dando o seu feedback enquanto utilizadores.