O Google Earth é uma ferramenta virtual de exploração terrestre. Ao contrário do Maps, cuja principal funcionalidade é a de navegação, o Earth dá aos seus utilizadores a possibilidade de visitarem cidades e montanhas em 3D sem saírem do lugar. Avaliado o potencial social deste conceito, a tecnológica de Mountain View prepara-se agora para lhe juntar funcionalidades que vão permitir a interação entre utilizadores.

O novo Google Earth é uma maquete em 3D que o convida a fazer visitas guiadas por todo o mundo
O novo Google Earth é uma maquete em 3D que o convida a fazer visitas guiadas por todo o mundo
Ver artigo

A ideia, de acordo com a gigante norte-americana, é permitir a partilha de histórias, fotografias e vídeos e evidenciar a relação das mesmas com zonas específicas do terreno.

A funcionalidade deverá ser disponibilizada ao longo dos próximos anos, mas, para já, estão a ser conduzidos testes para a aperfeiçoar. De início, e com a ajuda da primatologista Jane Godall, a Google vai contar a história dos indígenas Ianomâmi, Cinta Larga e dos Quilombolas da Boa Vista.

A geolocalização de conteúdos é uma tendência em crescendo no universo da tecnologia. A última adição do Snap Inc. ao Snapchat é um bom exemplo disso.