A Cisco confirmou que vai despedir cerca de 5% da sua força de trabalho a nível global, uma percentagem que corresponderá a mais de 4.000 colaboradores, confirmando os rumores que circulavam há várias semanas.

A nível global, a Cisco terá cerca de 85 mil colaboradores. Em entrevista ao Expresso no final do ano passado, um responsável internacional da companhia revelou que em Portugal a Cisco tem cerca de 1.000 colaboradores e o seu terceiro maior escritório na EMEA, região que engloba a Europa, o Médio Oriente e África.

Não há informação sobre a distribuição geográfica dos despedimentos que a tecnológica vai fazer. O SAPOTeK questionou a empresa sobre um possível impacto em Portugal, Miguel Almeida, country leader da multinacional em Portugal, enviou uma declaração que remete para a informação disponibilizada pelo grupo a nível internacional.

"No segundo trimestre apresentámos um desempenho sólido, à medida que continuamos a avançar com a nossa transformação estratégica de negócio. No entanto, dado o ambiente macroeconómico, onde os nossos clientes continuam a consumir elevados níveis de produtos que têm no seu inventario e o desenrolar do negocio nos operardores de comunicações , estamos a reestruturar aproximadamente 5% da força de trabalho global para alinhar as despesas e investimentos em areas prioritarias", refere.

"A preocupação com os nossos colaboradores é uma prioridade máxima e proporcionaremos aos impactados, apoio profissional e pacotes de indemnização competitivos no mercado. Continuamos confiantes na nossa estratégia e focados no nosso compromisso de gerar valor a longo prazo para os nossos acionistas e sermos lideres em inovação para os nossos clientes", acrescenta ainda a mesma declaração.

O anúncio dos cortes de pessoal foi feito com a apresentação de resultados, onde a empresa também baixou as previsões de vendas para este ano, para acomodar o abrandamento da economia e o efeito desse abrandamento nos clientes de telecomunicações.

Para compensar o abrandamento do negócio nesta área, a Cisco diz que está a investir em inteligência artificial e revelou uma nova parceria com a Nvidia, que vai passar a usar tecnologia (Ethernet) da empresa.

A tecnológica americana prevê agora que a sua faturação este ano fique entre os 51,5 e os 52,5 mil milhões de dólares. Antes previa que se situasse entre os 53,8 e os 55 mil milhões de dólares.

Ano volta a começar com despedimentos nas tecnológicas

O ano começou melhor que o anterior para o sector da tecnologia, no que se refere a despedimentos, mas o cenário está longe de ser animador. Um relatório da Challenger, Gray & Christmas, divulgado pela Reuters, indicava no início de fevereiro que nos Estados Unidos foram anunciados em janeiro 82.307 despedimentos, mais do dobro do mês anterior, mas menos 20% que no mesmo período do ano passado.

O sector da tecnologia é o que tem maior peso nestas contas e segundo outra fonte, a Layoffs.fyi, este ano já foi responsável por 34 mil despedimentos em 41 empresas, isto ainda nos Estados Unidos, onde está o “motor” do sector tecnológico.

O mesmo site apurou aliás que, só nas duas primeiras semanas de janeiro, 48 empresas da área da tecnologia despediram 7.528 funcionários.

Na lista das empresas de tecnologia que já despediram em 2024, ou anunciaram planos para o fazer, voltam a estar grandes nomes, como a Amazon que está a reduzir pessoas em várias áreas. O Twitch terá o corte mais significativo, vão sair 35% dos colaboradores.

A Alphabet prossegue a mesma lógica de otimização do negócio reduzindo mais colaboradores em algumas áreas. A Microsoft, que finalmente conseguiu completar a compra da Activision Blizzard, vai despedir 1.900 pessoas da empresa, enquanto o eBay anunciou planos para reduzir cerca de 1000 pessoas, a Salesforce 700 e a PayPal 2.500. Estes são apenas alguns exemplos, há vários outros.

Nota de redação [11:05, 16-02-2024]: A notícia foi atualizada com uma declaração enviada pela Cisco Portugal, em resposta ao pedido de comentário do SAPOTeK sobre os despedimentos anunciados pela empresa.