O início do novo ano está a revelar-se particularmente "turbulento" para as tecnológicas. De acordo com dados avançados pela plataforma Layoffs.fyi, só nas duas primeiras semanas de janeiro, 48 empresas da área da tecnologia despediram 7.528 funcionários.

Ainda na semana passada, a Google avançou com o despedimento de centenas de funcionários. Divisões como as do Google Assistant e dos smartphones Pixel foram afetadas pelos despedimentos que, alegadamente, terão como objetivo para reduzir despesas e reforçar o foco na área da inteligência artificial.

A par da Google, a Unity avançou também este mês que iria despedir cerca de 25% da sua força laboral, o equivalente a 1.800 funcionários, avançou a Reuters. Já na empresa responsável pela plataforma Discord, os cortes foram de 17% e, para a Humane, a criadora do Ai Pin, a redução nos postos de emprego foi de 4%, noticia a imprensa internacional.

Google despede centenas de funcionários de divisões do Assistant e do Pixel Phone
Google despede centenas de funcionários de divisões do Assistant e do Pixel Phone
Ver artigo

A Amazon também anunciou o despedimento de centenas de colaboradores. Além dos estúdios internos da empresa, a plataforma de streaming Twitch foi a mais afetada, com uma dispensa de 500 trabalhadores, numa redução de 35%, anunciou a tecnológica em comunicado.

Recentemente surgiram rumores de que a Apple terá intenções de pôr fim à sua principal equipa de operações de inteligência artificial em San Diego. Os planos passam por uma fusão com o grupo de Austin, no Texas, uma decisão da marca da maçã que poderá deixar em risco de demissão muitas das 121 pessoas que constituem a equipa. 

Recorde-se que o início do ano passado também foi marcado por uma "onda" de despedimentos no mundo da tecnologia, em linha com a tendência que já se notava no final de 2022. Só em janeiro de 2023, foram despedidos 84.303 trabalhadores de empresas tecnológicas um pouco por todo o mundo, com 263 empresas a anunciarem cortes na sua força laboral. Ao todo, no ano passado, 1.186 empresas despediram 262.582 colaboradores, indicam dados da Layoffs.fyi.

Layoffs.fyi | Despedimentos tecnológicos entre 2022 e 2024
créditos: Layoffs.fyi

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 17h55)