A história que opõe as duas empresas já não é nova. O processo tem avançado com acusações de um lado e do outro, mas com a Qualcomm a batalhar para que a Apple não venda mais nenhum iPhone nos EUA até que a gigante tecnológica pague as percentagens em dívida à fabricante de processadores.

Na ótica da Qualcomm, a Apple devia efetuar o pagamento de uma percentagem de cada iPhone que fosse produzido com o material da fabricante, mas a empresa de Tim Cook recusa-se a ceder a tal pressão. Agora, a United States Internation Trade Commission concordou em investigar a empresa para averiguar se, de facto, houve alguma violação de patentes por parte da tecnológica em equipamentos como o iPhone 7.

Don Rosenberg, da Qualcomm, disse que a empresa "está satisfeita pela decisão da ITC em investigar as práticas injustas da Apple e a importação não autorizada de produtos que utilizam as patentes da Qualcomm".

A agência norte americana pode acabar por proibir a Apple de vender os equipamentos que utilizem a tecnologia da Qualcomm nos Estados Unidos. Atualmente a gigante tecnológica utiliza os modems da Intel em determinados equipamentos e os da Qualcomm noutros, sendo que apenas os segundos estão a ser investigados.