A Microsoft acaba de atingir um marco muito raro de valorização. Depois da Apple, é a segunda empresa tecnológica a ser valorizada acima dos 3 biliões de dólares de capitalização bolsista, passando a fazer parte do chamado “trillion dollar club”. O investimento na inteligência artificial contribuiu para o crescimento de valorização da gigante tecnológica, que no início de janeiro chegou mesmo a ultrapassar a Apple como a empresa mais valiosa do mercado, mesmo que por apenas breves momentos.

Durante a última quarta-feira, as ações da Microsoft cresceram quase 1,5%, valendo 405 dólares por ação, permitindo à empresa exceder a valorização de 3 biliões de dólares, juntando-se à Apple neste marco histórico. Segundo refere a CNN, as ações da Microsoft já cresceram 7% este ano, depois de uma subida de 40% em 2023. O entusiasmo dos investidores na IA é o principal motivo para a valorização da empresa.

IA coloca Microsoft à frente da Apple como empresa mais valiosa do mercado
IA coloca Microsoft à frente da Apple como empresa mais valiosa do mercado
Ver artigo

A Microsoft faz parte da chamada “os 7 Magníficos”, um grupo de empresas muito valorizadas, que inclui a Apple, Nvidia, Amazon, Alphabet, Meta e a Tesla, que nas últimas semanas têm vindo a crescer em valorização no mercado. A Microsoft sozinha soma 7,3% da S&P 500 e que juntas, as sete empresas conseguem ter um valor de mercado superior ao stock de ações de qualquer país, exceto os Estados Unidos.

O mercado bolsista também está muito atento à Nvidia, que igualmente devido ao investimento na inteligência artificial, a sua valorização tem disparado nos últimos meses. Em maio de 2023, a empresa conhecida também pelas placas gráficas GeForce, fez um ensaio na entrada do clube exclusivo e chegou mesmo a atingir os 3 biliões de dólares de valorização.

Olhando para o desempenho da Nvidia ao longo dos anos, em janeiro de 2000 as suas ações valiam menos de 2 dólares, mas 20 anos depois, em janeiro de 2020 chegaram a 65 dólares. Com o investimento na inteligência artificial, em 2023 passou a valer 389 dólares. Ao dia de hoje, esse valor já aumentou para 613,6 dólares, mantendo a linha de crescimento. Ou seja, as ações da empresa valem mais que o registo de 405 dólares que a Microsoft registou esta quarta-feira.