Esta quinta-feira ficou marcada pela subida do valor da Microsoft, que passou a ser a empresa mais valiosa do mercado e ultrapassando a Apple pela primeira vez desde 2021. Como avança a Reuters, as ações da Microsoft têm crescido graças às iniciativas da tecnológica de inteligência artificial, relacionadas com o investimento na OpenAI e respetiva integração da tecnologia no Windows 11.

Em termos de resultados, a subida de 0,7% registada esta quinta-feira colocou a empresa com um valor de mercado de 2,865 biliões de dólares. E da parte da manhã o seu crescimento chegou aos 2%, subindo mais aos 2,903 biliões de dólares. Em contraste, a Apple registou um crescimento de 0,9%, colocando a empresa com uma capitalização de mercado de 2,871 biliões de dólares. Mesmo que tenha sido apenas por algumas horas, a Microsoft ultrapassou a rival tecnológica.

Os analistas estão otimistas com a aposta da Microsoft na IA generativa, afirmando que a empresa está a crescer rapidamente, sendo inevitável que venha a ultrapassar a Apple. A gigante de Redmond revelou recentemente a integração de um botão dedicado ao Copilot do Windows 11 no teclado e os primeiros portáteis de diferentes marcas já foram revelados na CES 2024.

Segundo a Reuters, a Apple tem vindo a registar uma fraca procura do iPhone, sobretudo no mercado chinês que ainda se encontra a recuperar da pandemia, além da Huawei que começou a recuperar a sua quota de mercado. Esta redução das vendas na China pode arrastar a performance da Apple nos próximos anos, segundo um analista da Redburn Atlantic citado pela Reuters. E pelo menos três de 41 analistas que fazem a cobertura dos resultados da Apple têm vindo a baixar a sua cotação desde o início do ano.

Desde o início de 2024 que a Apple caiu 3,3% em contraste com a Microsoft que subiu 1,8%.