A Samsung deu provas de que o negócio dos carros que conduzem sozinhos lhe interessa e acaba de anunciar a criação de um fundo de investimento de 300 milhões reservado ao sector.

O Samsung Automotive Innovation Fund foi criado para investir em startups de tecnologia e no mercado da condução autónoma e pode ser encarado como uma jogada estratégica para se afirmar perante a Mobileye, conhecida por ter desenvolvido a primeira versão comercial do Autopilot da Tesla e adquirida pela Intel por  cerca de 14,3 mil milhões de euros, e a Waymo, da Alphabet.

O primeiro investimento deste fundo, no valor de 89 milhões de euros, vai para a TTTech, uma empresa austríaca fornecedora de sistemas automatizados de assistência ao condutor (ADAS) e equipamentos de controlo de segurança.

A par do fundo de investimento, a tecnológica sul-coreana criou uma unidade autónoma que vai ser inserida na Harman International, empresa norte-americana com um departamento especializado no fabrico de componentes automóveis adquirida pela Samsung em outubro do ano passado. O objetivo é desenvolver uma plataforma através da qual os construtores automóveis possam gerir os sistemas de comunicação e as capacidades da condução autónoma.

Em comunicado, a Samsung reforça a ideia de que não há qualquer interesse em construir automóveis e que o foco é no desenvolvimento da engenharia, sensores, algoritmos e inteligência artificial.

Nos últimos meses, a empresa sul-coreana garantiu licenças para projetos pilotos autónomos de condução na Coreia do Sul e na Califórnia, juntando-se a outras empresas na estrada como a Apple, Google, a Baidu, a Nvidia, a Tesla ou a Uber.