Os Prémios WSIS (World Summit on the Information Society) são atribuídos a projetos e atividades que introduzam novas ideias na área de Tecnologias de Comunicação e Informação. A oitava edição conta com 18 distinções a projetos que ligaram a transformação digital ao desenvolvimento sustentável. Entre os vencedores dos prémios encontra-se o projeto Enhance VR, criado pela portuguesa Virtuleap Lda.

O projeto assenta na utilização de tecnologias de realidade virtual e aumentada para ajudar na avaliação cognitiva de pacientes e na indústria de formação e treino, que aliás já foi implementado no hospital dos Lusíadas. A Virtuleap utiliza uma aplicação e óculos de realidade virtual para criar exercícios, combinando jogos e movimentos, que ajudam os profissionais de saúde a acompanhar cada doente, analisar a sua capacidade cognitiva e prever sintomas de demência.

Em ambiente empresarial, o Enhance VR pode ser utilizado como ferramenta para analisar dados recolhidos aos funcionários, enquanto testam e melhoram as suas capacidades cognitivas. A aplicação demora apenas 30 minutos a fazer uma avaliação do status cognitivo dos funcionários.

Quatro formas de abordar a demência vencem Building Tomorrow e vão chegar a hospitais portugueses
Quatro formas de abordar a demência vencem Building Tomorrow e vão chegar a hospitais portugueses
Ver artigo

A startup tem vindo a focar o design científico de jogos e tecnologia que sejam capazes de desbloquear o potencial cognitivo, baseado em investigações que fez nas áreas da neurociência e comportamental. Na área do treino cerebral, os utilizadores vão poder melhorar a memória, resoluções de problemas, orientação espacial, controlo motor, entre outros.

As conclusões das investigações realizadas pelos seus cientistas são depois trabalhadas pelas equipas de desenvolvimento, de forma a fundi-las no design dos seus jogos. Os jogos e aplicações de VR são depois utilizados em headsets de realidade virtual e distribuídas nas diversas plataformas de aplicações.

No website oficial dos Prémios WSIS pode conhecer a lista completa das 18 distinções internacionais, oriundos de países como a República Dominicana, Malásia, Equador, México, Argentina, China ou Filipinas.