A conectividade e digitalização podem impulsionar a economia europeia, no entanto, um novo relatório defende que para a Europa liderar a era da Internet industrial é necessário um reforço nos investimentos em áreas como 5G e infraestrutura digital.

De acordo com o relatório, publicado pela Vodafone, a digitalização oferece uma oportunidade de um bilhão de euros para a Europa. Por um lado, os objetivos da Década Digital, definidos por Bruxelas em 2021 e concebidos para guiar a transformação digital da Europa até 2030, reconhecem o papel da digitalização e conectividade para uma maior competitividade.

Por outro, a Europa ainda está longe de alcançar as metas propostas para a Década Digital no que respeita ao 5G e o relatório alerta para o “fosso de conectividade” que se está a criar entre o território e outras regiões e que poderá impactar negativamente cidadãos e negócios.

Do 5G à digitalização das empresas: o que a Europa tem de fazer para cumprir as metas da Década Digital
Do 5G à digitalização das empresas: o que a Europa tem de fazer para cumprir as metas da Década Digital
Ver artigo

Dar prioridade à implementação de tecnologias como o 5G Standalone (5G SA), atualizando as infraestruturas de rede das operadoras, poderá ajudar a reverter esta situação.

A aposta no 5G SA tem também um papel importante para as pequenas empresas que, segundo o relatório, terão de depender deste tipo de redes publicamente disponíveis para aceder a oportunidades de inovação semelhantes às de negócios de maiores dimensões.

A par da indústria, os dados partilhados pelo relatório apontam também outras áreas que podem ser impulsionadas pela digitalização e a conectividade, da saúde à agricultura, passando ainda pela sustentabilidade ambiental, avança a operadora britânica.

Mas, para que a Europa possa aproveitar os benefícios da implementação destas tecnologias, é necessário também apostar nas competências digitais da força laboral, com iniciativas que a preparem para as novas formas de trabalhar.