O Code Week é um projeto promovido pela União Europeia para incentivar os jovens a participar e aprender código e linguagem computacional, nos milhares de eventos que decorrem em simultâneo em mais de 40 países, dentro e fora da comunidade europeia. Este ano o evento decorre entre os dias 6 a 21 de outubro.

No dia em que é anunciado o Code Week 2018, os comissários europeus para a economia e sociedade digital Mariya Gabriel, e educação, cultura, juventude e desporto, Tibor Navracsics, encorajaram todos os ministros da educação dos Estados-membros a envolver todas as escolas do ciclo primário e secundário neste importante evento.

tek week code

Na carta, os comissários referem a importância que a transformação digital vai exercer nos aspetos económicos e sociais da sociedade, e os seus respetivos desafios. “Todos os cidadãos da Europa precisarão de desenvolver as competências certas para vingar num mundo cada vez mais digital”, é destacado no comunicado. O objetivo é garantir que a educação e os sistemas de ensino, no espaço europeu, consigam adaptar-se e responder às rápidas mudanças.

Code Week: a programação ao alcance de todos, fora e dentro da Europa
Code Week: a programação ao alcance de todos, fora e dentro da Europa
Ver artigo

Os comissários afirmam que, até 2020, pelo menos 50% das escolas primárias e secundárias participem no Code Week. Em 2017, 1.2 milhões de pessoas participaram no evento, com um impressionante equilíbrio de participantes, em que 46% eram do sexo feminino.

Como forma de incentivo à participação do programa, as escolas que participarem na iniciativa recebem materiais gratuitos para os professores, em todas as linguagens da União Europeia. Terão ainda acesso à ferramenta Selfie, que permite fazer uma avaliação da preparação digital nas escolas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.