http://imgs.sapo.pt/gfx/212230.gif


A marcar lugar na blogosfera nacional há quase três meses, o Weblog é um serviço de alojamento de blogs gratuito que funciona dentro da rede .pt e oferece aos utilizadores um dos melhores editores, o Movable Type.

Pensado inicialmente como um projecto sem fins lucrativos por Paulo Querido, cibernauta e jornalista, o Weblog tem vindo a desenvolver-se com consistência e perseverança, oferecendo mais funcionalidades aos blogs alojados e trabalhando para facilitar a vida dos blogers e dos visitantes. De tal forma que hoje conta com 288 blogs alojados, um número que as estatísticas mostram que cresce rapidamente, tal como a própria blogosfera nacional.

Recentemente o Weblog decidiu alargar o âmbito dos blogs alojados, permitindo que se tornem residentes weblogs criados por outros sistemas. Assim, quem já tiver um blog noutro sítio pode “transportá-lo” para o Weblog através de FTP, passando a residir dentro da rede nacional e beneficiar de algumas das funcionalidades inerentes a este projecto.

A cinco dias de comemorar os seus primeiros três meses de existência o Weblog está a desafiar os utilizadores a darem a sua opinião sobre o portal e a referirem quais os aspectos em que este pode ser melhorado de forma a enriquecer a qualidade do seu serviço.

A partir de dia 10 o Weblog vai fazer a análise das críticas e comentários entretanto recolhidos e tentar ir ao encontro dos desejos dos seus utilizadores. Para já, o portal anuncia que nesse sentido vai lançar durante este mês dois novos serviços de informação, a saber: a lista dos valores da Technorati aplicada aos blogs residente e não só e ainda o melhoramento da lista das actualizações nas últimas 24 horas.





Sites de dias anteriores:

04/09/2003

Antes quebrar que torcer

BreakTheChain é um original site de um editor norte-americano que procura informar os seus visitantes acerca dos perigos que muitas vezes se escondem por trás das chamadas correntes postas a circular na net via email.

03/09/2003

Relatório Columbia

As autoridades norte-americanas disponibilizaram na web um portal exclusivamente dedicado à divulgação das conclusões da Comissão de Investigação do Acidente de Columbia onde se publica o relatório e informação sobre a dita comissão.

02/09/2003

Para uma Internet multilingue

Visando sensibilizar os produtores de conteúdos web europeus para adaptarem os seus sites, a nível cultural e linguístico, às especificidades de cada país, o European Localisation Enchange Centre criou o "ELECT Best Global Website Award".

01/09/2003

Poesia em movimento

Para os seus autores o Levitated é "poesia visual". Prosaicamente falando, este site procura divulgar inovadores experiências em Flash de forma a "inspirar" e "iluminar" todos os seus visitantes, divulgando também o código fonte das animações.

31/08/2003

Miúdos que escrevem

O site espanhol Chicos y Escritores é um espaço privilegiado para todas as crianças que gostam de escrever e ler. Dirigido a um grupo de idades entre os 4 e os 12 anos, ajuda a criar gosto pela arte da escrita num mundo cada vez mais audiovisual.

30/08/2003

Trip visual
SpeedyCam é um original projecto para Internet que procura tirar partido da beleza visual de imagens captadas por câmaras digitais a partir de automóveis em trânsito nas estradas que depois são reunidas e transformadas em filmes.

29/08/2003

Todas as vertentes dos blogs

A blogosfera não pára de crescer em Portugal e os apontadores nacionais deste tipo de páginas tentam acompanhar o seu ritmo. O Blogues é um destes serviços, especializado em weblogs de língua portuguesa.

28/08/2003

A caça ao tesouro virtual

A AMD lançou um desafio aos internautas: encontrar a reposta a 64 perguntas, que correspondem a 64 localizações em todo o mundo, até dia 15 de Setembro. Baseado no jogo Geocaching, assente no sistema GPS, o prémio ao vencedor vai até aos 6.400 dólares.

27/08/2003

Olhar para Marte

Não é por acaso que hoje lhe sugerimos mais um site sobre o espaço. Esta noite Marte vai estar a menos de 56 milhões de quilómetros da Terra, o ponto mais próximo entre os dois planetas dos últimos 60 mil anos.

26/08/2003

À procura das origens
Coincidindo com o lançamento um novo telescópio espacial de infra-vermelhos, o SIRTF, a NASA acaba de disponibilizar na Internet um portal dedicado exclusivamente a esta iniciativa integrada no programa de Pesquisa Astronómica das Origens.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.