Nas redes sociais nem sempre é fácil saber as opiniões dos seguidores, mas as sondagens podem dar uma ajuda. O recurso está disponível no Instagram, Facebook e Twitter e bastam alguns "cliques" para colocar questões aos seus seguidores e, para no final, saber as suas opiniões em relação a qualquer tipo de tema que lhes coloca.

Não é propriamente um voto para as eleições presidenciais, mas as respostas dos seguidores através desta ferramenta, sobretudo num perfil profissional ou de um negócio, podem orientar escolhas importantes na gestão das redes sociais. No How To TeK explicamos-lhe como pode explorar a funcionalidade em três redes sociais.

Instagram

No Instagram só consegue criar uma sondagem através de stories, tanto as públicas, que podem ser vistas por todos os seus seguidores, ou através de uma história enviada numa mensagem privada. Neste vídeo mostramos-lhe um exemplo de como o pode fazer através da opção criar, mas saiba que há outras formas, como numa simples fotografia que tira ou de um vídeo.

Siga estes passos:

1 - Abra o Instagram

2 - Deslize com o dedo para a direita para ser reencaminhado para as histórias

3 - Clique na opção criar

4 - Clique no quarto ícone que surge a contar da esquerda na parte superior do ecrã

5 - Escolha a opção "Sondagem"

6 - Coloque uma pergunta aos seguidores e escolha duas respostas, por exemplo "sim" ou "não"

As respostas às suas perguntas vão surgindo à medida que as pessoas vão respondendo. No Instagram pode ver quais os seguidores que votaram em cada opção e o respetivo resultado surge em percentagem. A sondagem tem a mesma duração que uma story, 24 horas, e tem um limite de caracteres.

Veja o exemplo deste resultado final na conta de Instagram do SAPO TeK.

Twitter

No Twitter também pode criar sondagens, na opção “enquete”, com a mais valia de poder escolher uma duração de até sete dias. O tempo mínimo é de cinco minutos. Neste caso, tem de colocar a questão e dar duas opções de resposta, no mínimo, ou quatro no máximo, com um limite de 25 caracteres cada.

Este é o exemplo de uma sondagem criada pelo SAPO TeK na conta de Twitter.

Veja como chegámos a este resultado na fotogaleria.

Siga estes passos:

1 - Clique na caixa tweetar na parte superior da timeline da página Inicial ou no botão tweetar na barra de navegação à esquerda.

2 - Clique no ícone adicionar enquete.

3 - Escreva a pergunta da enquete na caixa de publicação principal, sendo que para publicar uma sondagem é necessário incluir um texto no tweet.

4 - Insira a primeira opção da enquete na caixa “Opção 1” e a segunda na caixa Opção 2

5 - Clique em “+”, do lado direito da segunda opção, para adicionar mais opções

6 - A duração de sondagem assume o padrão de um dia, mas pode alterar esse período. Basta clicar em “1 dia” e ajustar os dias, as horas e os minutos. O tempo mínimo de uma sondagem é de 5 minutos, e o máximo é de 7 dias

7 - Clique em tweetar para publicar a sondagem

Facebook

O Facebook é outra rede social que permite criar sondagens, neste caso num grupo, numa história ou como administrador ou editor de uma página. O utilizador  "normal" não tem a possibilidade de criar uma sondagem a partir do feed de notícias ou cronologia.

Veja como criar uma sondagem num grupo.

Siga estes passos:

1 - No feed de notícias clique em grupos no menu esquerdo e selecione um grupo

2 - Clique em "Em que estás a pensar" na parte superior do grupo e, em seguida, seleciona a sondagem

3 - Escreva a pergunta e, em seguida, clique em "+" para adicionar a opção no canto inferior esquerdo para introduzir outras opções que os membros do grupo podem selecionar

4 - Escolha as opções da sondagem no canto inferior direito para selecionar se pretende permitir que qualquer pessoa adicione opções ou permitir que as pessoas escolham várias respostas;

5 - Clique em Publicar.

Neste caso é importante ter em atenção que apenas os membros do grupo podem votar em sondagens que são criadas nesse mesmo grupo. Os resultados surgem num gráfico, podendo saber quem votou em cada opção.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.