Seja para fazer conteúdo, partilhar dicas ou mostrar o que está a assistir no ecrã do seu smartphone, existe a possibilidade de captar imagens e gravar vídeos. Existem algumas aplicações muito úteis e práticas na Play Store como o AZ Screen Recorder ou por vezes, a própria fabricante do modelo do smartphone inclui a opção nas suas modificações de interface do Android.
Atualmente, as mais recentes versões de Android já oferecem a possibilidade de gravar vídeos, embora a respetiva aplicação não esteja assim tão óbvia nos widgets. Pretende estar sempre à mão, mas se não souber o sítio, talvez tenha de vasculhar a lista de widgets que tem instalado.
Tenha em conta um aspecto: certas aplicações não permitem a captação, por motivos de segurança (como os ecrãs de privacidade e algumas definições) e outras devido a questões de copyright, como o Netflix, que se tentar gravar, o resultado será um ecrã negro.
Saiba como captar uma imagem do ecrã:
Muitos smartphones têm uma tecla livre que tanto pode estar associada ao assistente, como à captação, quando premida a fundo. Mas dependendo do smartphone, há uma forma de gravação que é praticamente infalível: premir em simultâneo as teclas de Alimentação e Volume para baixo. Se não resultar, deverá manter os dois botões premidos por breves instantes.
Quando captar uma foto, irá ter acesso à imagem e ferramentas rápidas para a editar, desde o corte ou mesmo apagar e partilhar. Para encontrar o local onde as imagens são colocadas, basta abrir a aplicação de galeria de fotografias e a pasta Capturas de Ecrã. A partir dai pode editar a imagem e partilhar.
Como gravar vídeo do ecrã do smartphone:
1 – Desbloquear o smartphone e deslizar o ecrã de notificações do topo duas vezes para aceder às ferramentas, onde está a lanterna e o “modo de avião”, e procurar a opção Gravador de Ecrã.
2 – Mal toca na opção, é colocado no ecrã principal com uma contagem decrescente de três segundos, para ter tempo de escolher o que vai gravar. Se for para captar um conteúdo especifico, como um jogo, deve entrar primeiro neste, e só depois ativar a opção de captura.
3 – Assim que acaba de gravar, uma etiqueta na parte superior vai aparecer por alguns segundos, com as opções rápidas de partilhar, eliminar ou editar.
4 – Caso essa etiqueta desapareça, poderá encontrar a respetiva notificação do vídeo gravado, deslizando o dedo para baixo.
5 – Vai poder encontrar o vídeo na galeria de vídeos, onde pode assistir à gravação, mas também editar o mesmo com ferramentas básicas. Pode adicionar uma banda sonora ou mesmo cortar as partes que não necessita a partir do telemóvel.
6 - O sistema tem algumas melodias, para diferentes estados de espírito que pode adicionar à edição do vídeo. Depois pode partilhar diretamente nas suas redes sociais ou para amigos, como qualquer outra imagem.
Se preferir uma ferramenta mais profissional para gravar vídeos do smartphone, como por exemplo, gameplays de jogos, para depois editar no computador, o AZ Screen Recorder grava em QHD, a imagem e o respetivo áudio. E até pode incluir comentários se mantiver o microfone aberto.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários