Fast Share: É assim que funciona o "AirDrop" para Android

O novo sistema de transferência de ficheiros para Android chama-se Fast Share, mas foi desenvolvido com base no AirDrop, da Apple.
Fast Share: É assim que funciona o

É sabido que a Google está a desenvolver um novo sistema de transferência de ficheiros para aparelhos Android. O Fast Share, como era inicialmente conhecido, está a ser criado para replicar a eficiência do AirDrop, da Apple, e deverá ser lançado em breve.

O portal XDA-Developers teve acesso à ferramenta, ainda em fase de desenvolvimento, e registou-a em ação durante uma transferência de imagens e vídeos entre um Pixel 2 XL e um Pixel 4 - veja o vídeo aqui.

Para começar, a funcionalidade, que é agora referida pelo nome "Nearby Sharing", pode ser ativada no menu de definições rápidas. Depois basta clicar em "Partilhar" no ficheiro que quiser enviar para um outro aparelho e selecionar este novo modo.

Ao que aparenta, o Nearby Sharing foi concebido para ser mais eficaz e simples que o Android Beam, que nunca chegou a popularizar-se entre os utilizadores do ecossistema. A maior diferença está na tecnologia que é utilizada para estabelecer o primeiro contacto entre aparelhos. Se antes a partilha era iniciada por NFC, agora este novo sistema recorre ao Bluetooth, o que lhe permitirá manter os dispositivos em contacto a uma distância mais alargada do que antes - cerca de 30 centímetros.

O portal sublinha que o utilizador poderá ajustar a funcionalidade para escolher o nível de visibilidade do seu smartphone ou tablet, de forma a que apenas algumas pessoas possam partilhar ficheiros consigo. Adicionalmente, pode também autorizar a utilização de dados móveis para assistir o processo.

Apesar do iminente lançamento deste novo sistema, a XDA adianta que existem outras tecnológicas a desenvolver funcionalidades semelhantes, como é o caso da Samsung e da Quick Share, e de pelo menos três fabricantes chinesas que já anunciaram estar a trabalhar em protocolos de partilha semelhantes. Note, contudo, que este Nearby Sharing, da Google, está a ser concebido para funcionar com todos os smartphones e tablets Android, ao passo que as versões proprietárias só deverão potenciar partilhas entre aparelhos de uma mesma marca.

A tecnológica ainda não avançou uma data de lançamento para o sistema, mas o mais provável é que venhamos a conhecer mais sobre esta funcionalidade no próximo dia 12 de maio, durante mais uma edição do Google I/O.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.