A indústria dos smartphones conta com vários concorrentes de interesse, mas se a tivéssemos de partir em dois, certamente que o faríamos dividindo iOS para um lado e Android para outro. É esta a dicotomia que alimenta acesos debates entre adeptos de um e de outro sistema operativo e, embora ambos tenham valiosos argumentos para fazer valer a sua opinião, é inegável que também ambos têm tendência a cobiçar algumas das funcionalidades do sistema oposto.

Os utilizadores de iPhone certamente que gostariam de ter mais liberdade para personalizar o seu sistema operativo, por exemplo, e os adeptos de Android não negariam a oportunidade de terem um sistema integrado mais fluído entre plataformas. No entanto, a Google está a tentar fazer com que isto aconteça. Em breve, os smartphones que operarem com base neste OS terão acesso a um método de partilha de ficheiros muito semelhante ao AirDrop, da Apple.

De acordo com a equipa do portal 9to5Google, o Android prepara-se para receber uma versão semelhante chamada Fast Share. A funcionalidade já existe no código da versão mais recente do sistema operativo e funciona com base no Bluetooth e no Wi-Fi. Esta opção é ativável e, assim que ligada, mostrará ao utilizador uma lista de equipamentos para os quais pode enviar ficheiros de forma quase instantânea.

A atual versão do Fast Share sugere que o sistema pode estar disponível não só em smartphones, mas também em Chromebooks, smartwatches com Wear OS, Chromebooks e aparelhos iOS, embora estes últimos requeiram uma app dedicada.

Sabe-se ainda que vai ser possível selecionar a opção de "Visibilidade Preferencial" para que na lista de aparelhos disponíveis nas redondezas surjam apenas os equipamentos de confiança.

Ainda não é certo que o Fast Share venha a estar disponível num futuro breve. No entanto, o valor prático do produto é inegável, uma vez que o Android ainda não dispõe de métodos simples e rápidos de transferência que sejam nativos. As alternativas, atualmente, passam por aplicações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.