Recentemente, o Instagram deu a conhecer que quer dar aos utilizadores mais controlo sobre as publicações que são listadas no seu feed de navegação. Agora acredita-se que a empresa do universo da Meta, casa-mãe do Facebook, poderá permitir que a ordem das publicações nos perfis seja alterada consoante o gosto do utilizador.

Ainda nesta semana, Alessandro Paluzzi, developer de software que anteriormente já tinha descoberto pistas de novas funcionalidades na rede social, partilhou através da sua conta no Twitter detalhes sobre a nova forma de organização de publicações nos perfis.

De acordo com as imagens partilhadas, será possível ativar a funcionalidade através das definições da aplicação do Instagram. Através dela os utilizadores poderão, por exemplo, “arrastar” publicações mais antigas para o início da grelha do seu perfil, quebrando com a típica ordem que as organiza das mais para as menos recentes. Para já, o Instagram ainda não fez qualquer comentário acerca da descoberta.

Recorde-se que o Instagram já está a testar três novos formatos de feed. O primeiro, chamado “Home”, foi concebido para quem deseja manter o formato atual, com a plataforma a listar as publicações com base naquilo que pensa ser os interesses dos utilizadores.

Instagram testa três formatos de feed incluindo as mensagens por ordem cronológica
Instagram testa três formatos de feed incluindo as mensagens por ordem cronológica
Ver artigo

No segundo formato, chamado “Favorites”, os utilizadores vão poder assinalar as contas que seguem como favoritas para serem listadas, sejam membros da família, amigos ou mesmo criadores de conteúdos, de forma a não perder nenhuma publicação. Todos os posts neste feed são listados de forma cronológica.

Por fim, o terceiro formato de feed chama-se “Following” e lista de forma cronológica as contas e mensagens que o utilizador segue. Nele não vão ser listadas contas ou posts recomendados ou que o sistema considere ser do gosto dos utilizadores.

Com os testes atualmente a decorrer, Adam Mosseri diz que os novos filtros de feed podem chegar nas próximas semanas de forma faseada, esperando-se o lançamento total durante a primeira metade do ano, mas sem avançar uma data concreta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.