O Instagram vai finalmente oferecer o feed por ordem cronológica, uma das funcionalidades mais pedidas dos utilizadores da rede social. Anteriormente, o líder do Instagram, Adam Mosseri, defendia a não utilização do formato cronológico porque era impossível para a maioria dos utilizadores ver toda a informação listada no seu feed. Mas em dezembro revelou que a equipa estava a trabalhar numa nova versão do seu feed cronológico para ser lançado durante 2022.

Adam Mosseri revelou agora numa mensagem de vídeo no Twitter que o Instagram já está a testar três novos formatos de feed, justificando que quer dar aos utilizadores da rede social um maior controlo sobre a sua experiência de navegação pela aplicação. Dessa forma, a aba Home vai passar a ter três tipos de filtros de feed, que os utilizadores podem optar.

O primeiro feed chama-se Home, para aqueles que desejam manter o formato atual, ou seja, a plataforma lista as mensagens com base naquilo que pensa ser os interesses dos utilizadores. Este sistema é para os utilizadores que não tenham tempo para ver todas as mensagens, mantendo-se assim como o filtro ativo por defeito.

Quanto ao segundo sistema de feed chama-se Favoritos. Os utilizadores vão poder assinalar as contas que seguem como favoritos para serem listadas neste formato. Adam Mosseri dá como exemplo a adição de membros da família, amigos ou mesmo criadores de conteúdos que seja fã, e dessa forma não perder nenhuma publicação. Todos os posts neste feed são listados de forma cronológica.

Por fim, o terceiro formato de feed chama-se Following e lista de forma cronológica as contas e mensagens que o utilizador segue. Neste filtro do feed não vão ser listadas contas ou posts recomendados ou que o sistema considere ser do gosto dos utilizadores. Basicamente é uma forma de navegação mais focada naquilo que o utilizador escolheu seguir, sem distrações.

Com os testes atualmente a decorrer, Adam Mosseri diz que os novos filtros de feed podem chegar nas próximas semanas de forma faseada, esperando-se o lançamento total durante a primeira metade do ano, mas sem avançar uma data concreta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.