A AnTuTu é uma empresa que desenvolve soluções de benchmarking. Estas ferramentas servem para atestar o índice de desempenho geral de um equipamento – computador, tablet ou smartphone -, sendo que para isso são medidos vários desempenhos de forma individual.



Capacidade de processamento, capacidade de processamento gráfico, resposta da memória, velocidade de gravação, entre outros.



Para muitos consumidores o poder é a maior das mais-valias que um dispositivo móvel pode ter. Para muitos obter bons resultados em benchmarking é sinónimo de uma boa compra.



Mas o objetivo aqui não é discutir a validade deste critério. O objetivo aqui é revelar quais são os dez smartphones que apresentaram os melhores índices de performance durante o terceiro trimestre do ano – dados revelados pela AnTuTu, um dos mais conhecidos programas de benchmarking para Android.



Será que tem algum destes equipamentos?

A análise de resultados de benchmarking varia de programa para programa, mas no caso do AnTuTu quanto mais altos forem os resultados, melhor. Os resultados foram calculados tendo em conta os melhores scores alcançados por utilizadores de todo o mundo, mas o modo de análise pode ser lido com mais detalhe na página oficial da AnTuTu.



É de notar que a partir da terceira posição, ocupada pelo Samsung Galaxy Alpha, os resultados são todos muito próximos, o que mostra o esforço de otimização que muitas fabricantes têm feito. Há também a tónica de alguns equipamentos usarem o mesmo processador.



Destaque, positivo, para os fabricantes chineses que além de conseguirem a primeira posição através da Meizu, conseguem colocar cinco smartphones no top 10, seis tendo em conta que a Motorola agora é da Lenovo.



O programa AnTuTu também existe para Windows Phone e para iOS.

Nota de redação: por lapso era referido que o AnTuTu não estava disponível para Windows Phone e iOS, quando na realidade está. Obrigado aos leitores pela indicação. <>


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico