Existem muitas soluções em investigação e desenvolvimento de automóveis voadores, mas os modelos parecem-se mais com pequenos aviões do que propriamente carros. Entre eles o Kitty Hawk que deu origem ao Heaviside, projeto do fundador da Google Larry Page; ou o modelo de dois lugares da Toyota e SkyDrive; assim como o projeto português FlexCraft. Todos eles estão longe de se parecerem com um automóvel.

Mas o AirCar é literalmente um automóvel que circula na estrada e tem a capacidade de abrir as suas asas e levantar voo como um avião. E tudo num processo que dura cerca de três minutos, através da pressão de um botão. O projeto foi desenhado por Stefan Klein, o fundador da Klein Vision e já vai na sua quinta versão. Na última semana completou dois testes importantes no aeroporto Piestany, na Eslováquia, levantando voo e aterrando de forma bem-sucedida.

Este veículo tem dois lugares e pesa 1.100 quilos, podendo carregar 200 quilos adicionais de carga. O AirCar é alimentado por um motor BMW 1.6l de 140 cavalos. Estima-se que tenha uma autonomia de viagem de 1.000 km, com um consumo de 18 litros. Segundo é explicado, o veículo consegue levantar voo num espaço de 300 metros, atingindo uma velocidade de 200 km/h. Salienta ainda que a estabilidade e o controlo preciso do veículo torna-se acessível a qualquer piloto.

Com os testes completos com sucesso, segue-se as questões burocráticas e certificações das autoridades de aviação, algo previsto para os próximos seus meses, refere o professor Stefan Klein, salientando que já tem um cliente para o seu modelo. Na visão do seu engenheiro, “com o AirCar chegará ao seu destino sem a chatice de encontrar um táxi para o aeroporto ou passar pela segurança. Pode conduzir o AirCar para o campo de golfe, centro comercial ou hotel, e estacioná-lo num lugar normal”. O preço deste veículo anda na casa dos 600 mil dólares.

O veículo tem um mecanismo que estende e retrai as asas e a cauda, modificando-o entre um automóvel e um avião. No seu cockpit há espaço para o piloto e para o passageiro. Veja o vídeo com a demonstração de voo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.