Está a decorrer o Gitex Global, o evento que volta a juntar forças com o Expand North Star transformando o Dubai no destino tecnológico para startups e empresas tecnológicas. Existem milhares de projetos e produtos para conhecer, mas os automóveis aéreos continuam a ser o foco de maior curiosidade. Diferentes marcas marcaram a presença no evento, mas a que mais se destacou foi a Xpeng, através da sua filial HT Hero, fabricante habituada ao certame.

Foi neste palco que realizou um teste do veículo aéreo, o modelo Xpeng X2, que esteve no ar durante 90 segundos no Gitex Global  2022. O teste marcou uma etapa importante para a startup, seguindo-se a conclusão das operações de avaliação de riscos, tendo recebido uma licença especial de voo da autoridade de aviação do Dubai.

Veja na galeria imagens dos automóveis em exposição no Gitex 2024:

Na “demonstração” que o SAPO TEK assistiu na nova edição do Gitex, o automóvel esteve no centro das atenções, rodeado de outras soluções voadoras, como drones. Mas desta vez apenas estendeu as suas hélices como que a posar para o público presente. Jangshan Song, gestor de operações do evento, da Xpeng AeroHT, explicou-nos que o modelo presente é apenas um protótipo de exposição para demonstrações “básicas” e não tem a capacidade de voar como o modo X2, que este ano ficou em casa.

As boas notícias é que o novo modelo está praticamente pronto e vai ser comercializado em 2025 na China, ainda que não tenha um preço definido. Mas anteriormente já tinha sido referido que o preço estaria no milhão de yuan, o equivalente a 134,6 mil euros. O início do fabrico em série está previsto para ainda este ano.

A proposta da Xpeng é um híbrido entre um veículo de estrada normal, encaixado num módulo com hélice para voar. Não é exatamente claro o dinamismo desta solução, mas Jangshan Song refere que o modelo se destina ao consumidor final e não para serviços de robotaxis ou modelos empresariais. Para já também não há planos para versões de mercadorias, apenas para passageiros.

Veja na galeria imagens do teste do Xpeng X2 realizado no Gitex Global 2022:

De recordar que o Xpeng X2 apresenta-se como a quinta geração de veículos eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing). De acordo com a empresa, o veículo de dois lugares, que tem um modo de voo manual e outro autónomo, conta com uma estrutura exterior de fibra de carbono e com um design aerodinâmico, tendo sido concebido para voos urbanos a baixa altitude e a distâncias curtas.

Além dos automóveis voadores, marcaram o espaço algumas propostas de drones, como foi o caso da Wingcopter. Trata-se de um drone para fazer entregas de produtos de primeira necessidade, tais como medicamentos, em locais remotos e de difícil acesso.