Desenvolvidos pela Brilliant Labs, os Frame combinam realidade aumentada com inteligência artificial. O gadget faz lembrar, em parte, a segunda geração de óculos inteligentes da Meta, em particular pela inclusão de um assistente digital, chamado Noa, que responde às perguntas dos utilizadores.

De acordo com a empresa, o Noa, que funciona através do emparelhamento dos óculos via Bluetooth com uma app específica no smartphone, é alimentado por um sistema de IA generativa multimodal, que combina vários modelos, incluindo GPT-4 da OpenAI.

A combinação entre modelos dá-lhe a possibilidade de responder a comandos por voz, mas também capacidades de processamento visual, de geração de imagens, e de reconhecimento e tradução de discurso em tempo-real, e até de aceder a informação online, promete a Brilliant Labs.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

As respostas aos pedidos dos utilizadores são apresentadas nos óculos, como demonstrado num recente vídeo partilhado no YouTube. Segundo a empresa, os óculos, que são compatíveis com lentes corretivas, integram tecnologia MicroOLED.

Brilliant Labs | Frame
créditos: Brilliant Labs

As baterias, que prometem autonomia para todo o dia, ficam na extremidade das hastes dos Frame. Para dar mais energia aos óculos inteligentes há um acessório, chamado Mister Power, com um aspecto curioso e que se assemelha a uma espécie de “nariz”.

Veja o vídeo

Os Frame, que são um projeto Open Source, cuja documentação pode ser consultada através do GitHub, contam com um preço de 350 dólares e já podem ser pré-encomendados. Note-se no entanto que a este valor poderá acrescer o preço de uma subscrição pela utilização dos serviços de IA, que será anunciada em breve, como a empresa indica na secção de Perguntas e Respostas do seu website.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.