Chama-se Galaxy Note e faz parte do lote de equipamentos apresentados pela Samsung durante a IFA, a feira internacional de eletrónica de consumo, que decorre esta semana em Berlim. O TeK esteve lá e mostra-lhe as imagens e informações recolhidas no local.

O dispositivo Android 2.3 pode ser encarado como um meio termo entre o smartphone e o tablet, uma vez que conta com um ecrã de dimensões superiores às normalmente encontradas nos telefones, embora permita fazer chamadas.

[caption]Galaxy Note. Imagem da Samsung[/caption]

Ainda se lembra do Dell Streak? A ideia que preside ao conceito não nos parece muito diferente. No caso do Galaxy Note, o objetivo era “reunir as vantagens de diversos tipos de dispositivos móveis, mantendo a poratbilidade de um smartphone, para criar uma experiência de utilização totalmente nova”, diz a Samsung.

Tendo no ecrã o seu principal foco de interesse - até porque o equipamento é totalmente dominado por ele-, convém referir que a fabricante apetrechou o novo Galaxy com Super AMOLED (WXGA, 1280x800) de 5,3 polegadas, o que faz dele o equipamento com o maior Super AMOLED HD no mercado.

Outra das suas principais particularidades é o estilete, a que a Smasung chama S Pen, que abre espaço a novo leque de utilizações do equipamento.

[caption]Galaxy Note. Imagem TeK[/caption]

Tomar apontamentos, numa ecrã que replica um bloco de notas, começar desenhos do zero ou acrescentar “detalhes” a imagens encontradas online ou captadas com a câmara, são algumas das aplicações possíveis desta ferramenta, que também serve para a navegar nos menus do telefone e na Web.

[caption]Galaxy Note. Imagem TeK[/caption]

Um processador dual core de 1.4 GHz e uma câmara de 8 megapixéis, colocada na parte de trás do aparelho (e à qual acresce uma câmara frontal de 2 megapixéis), ajudam a compôr o leque de caraterísticas que o deixam bem “cotado” entre os seus pares.

[caption]Galaxy Note. Imagem da Samsung[/caption]

[caption]Galaxy Note. Imagem TeK[/caption]

O tamanho e resolução do ecrã (WXGA, 1280x800) e a possibilidade de este ser dividido em dois, durante a execução de tarefas que a tal obriguem, aumenta o conforto da utilização, quando comparado com os smartphones habituais, e continua a ser suficientemente pequeno para ser levado num bolso (espaçoso).

De espessura mede 9,65 milímetros, de altura 146,85 e de largura 82,95 milímetros, dimensões que não nos parecem comprometer a utilização, mesmo por mãos que não sejam especialmente grandes.

Por revelar continuam preços e datas de lançamento.


Linha Galaxy Tab ganha membro de 7,7 polegadas

A fabricante aproveitou também esta edição da IFA para lançar o mais recente membro da família Galaxy Tab, um dispositivo de 7,7 polegadas com Android Honeycomb 3.2 e um processador dual core de 1.4 GHz.

O dispositivo, que vem com o interface personalizado pela Samsung TouchWiz UX, é também "o primeiro tablet do mundo a contar com um ecrã Super AMOLED Plus", destacou a fabricante. A resolução é de 1.280x800 pixéis (WXGA).

Com apenas 7,89 milímetros de espessura e 335 gramas de peso, afirma-se ainda como um dos mais leves no mercado na sua classe e estará disponível em versões com 16, 32 ou 64 GB de memória, expansíveis através de cartão microSD até 32 GB.

[caption]Galaxy Tab 7.7 polegadas. Imagem Samsung[/caption]

A mediática apresentação do novo tablet da coreana não conseguiu, no entanto, ficar imune à polémica batalha legal que tem oposto a fabricante à Apple. Desta vez, a Samsung viu-se obrigada, por ordem judicial, a retirar o novo Galaxy Tab do pavilhão da empresa na IFA, onde se encontrava em exposição.

O tribunal reviu uma decisão anterior e proibiu a comercialização e promoção do equipamento na Alemanha, no dia 2 de setembro, e a empresa garantiu à agência EFE que respeitará a decisão, retirando o equipamento da exposição, embora considere que a sentença "limita seriamente a decisão dos consumidores alemães, pelo que tomará todas as medidas necessárias para defender os seus direitos de propriedade intelectual".

Joana Martins Fernandes

A jornalista viajou a convite da Epson

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.