O futuro dos portáteis com ecrãs dobráveis e a Lua aqui tão perto
A Asus e a Lenovo anunciaram na IFA oficialmente os seus primeiros computadores de ecrã dobrável, e este é um formato que parece mesmo que vai fazer o seu caminho, depois de várias provas de conceito e demonstrações no plano da inovação. Nos smartphones já é assumido que a capacidade de "esticar" o ecrã com modelos que se dobram e desdobram é uma alternativa aos telemóveis em barra que têm dominado os lançamentos nos últimos anos e se assumiram como formato dominante.
Os preços elevados fazem com que este seja ainda um nicho que poucos conseguem alcançar, e nos computadores está a acontecer o mesmo, com o novo Zenbook 17 Fold da Asus a fixar o preço nos 4 mil euros. Para além do hardware e da vantagem de ter um ecrã de 17 polegadas que se dobra num modelo mais portátil, de menos de 13 polegadas, a marca está a trabalhar para ter um interface que traga mais sentido à "transformação" de forma fluída e que se aplique às necessidades de produtividade e entretenimento. Mas até agora é mais o efeito "Uau" do que a diferenciação real que se faz sentir nos novos portáteis de ecrã dobrável.
O Zenbook 17 Fold da Asus e o ThinkPad X1 Fold da Lenovo são apenas duas das novidades apresentadas na feira de Berlim, que este ano voltou a ter público depois de dois anos de intervalo. Há muito mais para descobrir e o SAPO TEK percorreu a feira que contou com mais de 1.100 expositores para trazer as novidades e gadgets mais interessantes, assim como a história das quatro empresas portuguesas que repetem este ano a presença na maior feira de eletrónica de consumo na Europa.
A exposição ainda está a decorrer e as fabricantes querem mostrar o que têm para oferecer numa altura em que começa o período mais apetecível de vendas na eletrónica de consumo. Este ano as incertezas da evolução da inflação e dos preços da energia estão a fazer com que os consumidores estejam mais cautelosos. Já se refletiram nas vendas de computadores no segundo trimestre e podem continuar a ter efeitos, e por isso muitas das fabricantes estão já a "acertar" a mensagem para as vantagens de poupança de energia dos novos modelos de eletrodomésticos, uma lógica de sustentabilidade que não é nova mas que tem agora mais força.
Fora da IFA, embora quase em paralelo com a exposição e os dias reservados aos Media, a Oppo anunciou também o Reno8 e o SAPO TEK já experimentou o noco smartphone que quer conquistar os mais jovens e produtores de conteúdos.
A Apple prepara-se também para o grande anúncio de final de ano e parece continuar a passar ao lado das flutuações económicas e a ganhar espaço num mercado de smartphones com iOS que é só seu e que desafia as dezenas de empresas que apostam no Android. Na próxima semana é esperado o lançamento do iPhone 14 e não faltam notícias a antecipar funcionalidades e características técnicas, cores possíveis e preço. O SAPO TEK vai acompanhar tudo em direto para trazer as novidades.
Por cá o ataque à TAP, não confirmado pela empresa, terá levado ao roubo de dados de clientes, e procurámos saber junto dos especialistas como é que quem tem conta nas plataforma da companhia aérea se pode proteger.
Pelo espaço continuamos a acompanhar a missão do robot Perseverance em Marte, depois da demonstração da capacidade de produzir oxigénio, e a tentativa da NASA de avançar com a sua nova missão à Lua, a Artémis, que tem sofrido com vários problemas que a fazem permanecer em terra. No sábado a agência espacial norte americana voltou a cancelar a partida e agora não há uma data definida para o lançamento do novo foguetão e a cápsula Orion.
Continue a acompanhar todas as novidades da tecnologia com o SAPO TEK e recomende a newsletter aos seus amigos que gostam de temas de tecnologia e querem ficar a par do que se passou durante a semana, antecipando também os próximos dias!
Boa semana e continue por cá!
Fátima Caçador
Negócios
Começa hoje a maior feira de tecnologia da Europa depois de dois anos de intervalo e sem público. O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da eletrónica de consumo, onde o foco na redução do consumo de energia é um dos destaques.
Computadores
Depois da Asus ter mostrado o seu novo Zenbook 17 Fold em Lisboa, num estreia europeia, hoje a marca está a apresentar oficialmente o novo portátil na IFA. O ecrã dobrável é o grande destaque.
Negócios
É curto o número de expositores portugueses na principal feira de tecnologia da Europa, mas a aposta na internacionalização do negócio justifica uma presença que já se estende por vários anos, em alguns casos.
Ciência
Ainda esta manhã, Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento, tinha dado "luz verde" para começar a encher os depósitos do foguetão com combustível, mas cerca de uma hora depois foi encontrada uma fuga na base, que levou ao adiamento do lançamento.
Multimédia
Setembro é o mês de “tira-teimas” da nova e audaciosa abordagem da NASA e da ESA para defender a Terra de asteroides perigosos, com a DART e a Hera prestes a entrarem em ação.
Ciência
O robot norte-americano Perseverance, que está em Marte há ano e meio, conseguiu produzir oxigénio respirável a partir de dióxido de carbono. A experiência abre perspetivas para a sobrevivência humana no planeta inóspito.
Computadores
Apesar de o roubo de dados pelos hackers do grupo Ragnar Locker não ter sido confirmado pela TAP, é normal que, se é cliente da empresa, se sinta preocupado com o paradeiro da sua informação pessoal. Mas existem medidas que pode tomar para mitigar eventuais problemas.
Equipamentos
A Oppo apresentou os dois modelos da família Reno8, a linha de smartphones para jovens criadores, atualizado com uma câmara principal de 50 MP e uma bateria mais duradoura.
Equipamentos
De acordo com uma nova proposta, os reguladores europeus querem assegurar que as fabricantes disponibilizam, pelo menos, 15 tipos de componentes diferentes a entidades especializadas em reparações durante cinco anos.
Equipamentos
Os especialistas da iFixit defendem que, para uma empresa que se compromete a tentar eliminar as barreiras entre pessoas e tecnologia, a Nothing perdeu uma oportunidade para apostar na reparabilidade do Phone (1).
Equipamentos
Com a apresentação oficial do iPhone 14 quase a chegar surgem novos rumores sobre o preço dos equipamentos que trazem boas notícias para os fãs da marca.
Equipamentos
Apesar das qualidades, a sua pontuação não chegou para destronar o modelo da Xiaomi do ano passado, o Mi 11 Ultra, que permanece firme no pódio dos rankings da DXoMark.
Equipamentos
Dois anos depois do lançamento do Mate 40, a Huawei prepara-se para lançar a sua nova família de smartphones topo de gama, incluindo versões Pro e Porsche Design.
Análises
Com os pés bem assentes na terra, o DJI Avata projeta olhar dos mais aventureiros bem alto, para espreitar o mundo de cima ou perder-se nos labirintos de grutas ou jardins. O SAPO TEK testou o novo drone da DJI que hoje chega às lojas.
Negócios
Pressionadas pela comunicação social, representantes da Nintendo e Microsoft afirmam que não vai haver aumentos das suas consolas.
Apps
Entre as propostas listadas, conte com uma app que ajuda a tornar os vídeos mais criativos para publicar nas redes sociais ou um jogo que ensina a tocar instrumentos musicais.