IA e muita tecnologia no centro da nova estratégia de serviços ao cidadão
Mais digitais e integrados, com uma nova marca agregadora “Cidadão”, os serviços públicos estão a ser renovados, com prioridade para o online mas sem esquecer o atendimento presencial, com a versão 3.0 da Loja do Cidadão que agora vai ter um sistema de triagem. A nova estratégia foi apresentada na última sexta feira e traz também a concretização do novo Cartão de Cidadão, que vai ter a validade de 10 anos e mais funcionalidades de segurança. O novo documento de identificação substitui o modelo que começou a ser emitido há 17 anos e avança a 10 de junho deste ano, substituindo progressivamente os cartões que caducam.
A estratégia tem por dentro muita tecnologia e também inteligência artificial, que João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, acredita que será o grande “game changer” dos serviços públicos, ajudando a uma postura mais proactiva da Administração Pública e resposta mais eficiente aos problemas do cidadão. Tudo indica porém que será preciso, primeiro, ultrapassar a desconfiança dos utilizadores
A Inteligência Artificial, e em especial a IA generativa, parece ser nos últimos tempos a solução para todos os problemas da humanidade, mas também a fonte de muitas preocupações. A possibilidade de interferência nas eleições está no top de uma lista das mais sublinhadas, sobretudo a nível político, e esta é uma área onde as Big Tech estão a colocar esforços, mas onde a União Europeia está também vigilante,
Na semana passada o Parlamento Europeu aprovou formalmente a lei que vai regular a utilização da Inteligência Artificial no espaço da UE, o AI Act, que ainda precisa de luz verde do Conselho da União Europeia, mas que está mais perto de entrar em vigor. A regulamentação tem sido apontada como equilibrada e poderá trazer também mudanças na forma como outros países aplicam a tecnologia.
Esta é uma das áreas que tem concentrado mais investimento e a forma como a Apple está a posicionar-se neste domínio é ainda algo misteriosa. A startup DarwinAI é (ou parece) a nova aposta da Apple na área da inteligência artificial mas a empresa também estará a fazer uma parceria com a Google para integrar o Gemini no iOS, o que será um movimento interessante de união entre os dois principais sistemas operativos móveis.
A Microsoft é que está imparável no desenvolvimento do seu Copilot e todos os dias parece haver novidades. Para já o Copilot Pro está agora disponível a todos os utilizadores e empresas globalmente, com o GPT-4, embora haja quem se queixe de maior lentidão nas respostas. A criação de chatbots personalizados é uma das vantagens, somando-se aos assistentes pré configurados.
Para quem trabalha em TI, e sobretudo em cibersegurança, a grande novidade é o Copilot for Security que está agora a trabalhar para a segurança e a reforçar defesas das empresas. A ideia não é substituir os profissionais mas dar-lhes “poderes adicionais” para serem mais eficientes e aplicarem a sua capacidade criativa na descoberta e identificação de falhas de segurança.
A Google e a OpenAI não estão paradas e há também novidades de relevo, com a Google a treinar um novo agente de IA capaz de passar de nível em vários tipos de jogos, enquanto a OpenAI mostrou a aplicação da tecnologia num robot que fala como um humano enquanto arruma loiça numa bandeja. Isso é que é uma aplicação válida para quem não gosta dos trabalhos domésticos!
Na lista de temas que destacamos da semana que passou está ainda o apertar da vigilância em relação às Big Tech abrangidas pela Lei dos Serviços Digitais. Facebook, Instagram, Snapchat, TikTok, YouTube e X estão na mira de Bruxelas por questões ligadas à IA enquanto a chinesa AliExpress está mesmo a ser investigada por possíveis infrações às novas regras.
A voar mais alto está a SpaceX, que no terceiro teste reclama sucesso no lançamento do foguetão mais poderoso de sempre, o Super Heavy. Nem tudo correu bem, faltando completar a reentrada controlada, mas este é um passo importante para as ambições da empresa de Elon Musk.
No domínio dos lançadores foram conhecidos também os desenvolvimentos do foguetão Ariane 6 da ESA, que já está à espera dos “passageiros” do voo inaugural, marcado para uma janela de lançamento entre junho e julho deste ano. Um deles é português, o ISTSat-1, construído pelo Instituto Superior Técnico que está entre as missões de nove países que vão ser lançadas no espaço com o foguetão.
Parece que não há riscos de encontrar OVNIS pelo caminho, até porque o Pentágono já confirmou, em relatório oficial, que não encontrou provas de extraterrestres nos avistamentos reportados, a maioria dos quais eram “objetos comuns”. Mas nunca se sabe, porque eles "andam ai".
O sobe e desce da Bitcoin não tem nada a ver com o espaço (pelo menos aparentemente) mas esta semana voltou a bater novos máximos, ultrapassando temporariamente os 73,6 mil dólares. Será boa altura para investir? Certo é que o caminho das moedas digitais está cada vez mais sólido e um relatório que foi divulgado indica que 134 países já trabalham para criar as suas próprias moedas digitais, mostrando as posições de cada geografia nesta corrida às criptomoedas.
Dos assuntos que concentraram a atenção da equipa do SAPO TEK há novidades no mundo dos gadgets, com a data do novo elétrico Xiaomi SU7 para chegar à estrada a ser finalmente revelada, mas por enquanto só para a China. Ficámos também a saber que o Nothing Phone (2a) bateu recorde de vendas nas primeiras 24 horas, e que a Asus trocou o formato compacto do seu smartphone por modelo maior e “mais inteligente” no Zenfone 11 Ultra.
Para quem gosta de fazer exercício escolhemos 10 smartwatches e pulseiras inteligentes para se preparar para a chegada da Primavera, e não nos esquecemos também dos wearables numa sugestão de prendas para o Dia do Pai (não se esqueça que é já amanhã).
Vale a pena ainda ler a entrevista aos atletas que participam no qualificador para o UEFA eEuro 2024 em futebol virtual, numa altura que também os jogadores do futebol “real” se preparam para mais uma concentração e novos jogos.
Estas e outras notícias estão na lista das que selecionámos para esta newsletter semanal, onde cabem também novidades das startups na Fábrica de Unicórnios e novos cabos de fibra amarrados em Carcavelos e em preparação para ligar os Açores e Madeira a Portugal Continental.
Ficamos também ligados e esperamos que continue a acompanhar todas as notícias do SAPO TEK em mais uma semana que promete novidades espaciais.
Boa semana!
Negócios
O Cartão de Cidadão vai ser renovado, com uma nova imagem e mais funcionalidades de segurança. Vai substituir os documentos caducados ou que caducarem a partir dessa data e tem validade de 10 anos.
Negócios
O ranking foi publicado esta quinta-feira pelo Financial Times e coloca Portugal em sexto, no ranking dos países mais relevantes em termos de hubs de inovação para startups, graças a seis projetos. Dois estão no top 10.
Negócios
Foram anunciadas ontem as 8 novas scaleups que vão integrar a quarta edição do programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa. Metade são internacionais e somam 49 milhões de euros de investimento.
Computadores
O AI Act ainda precisa de ser formalmente adotado pelo Conselho da UE. O regulamento entrará em vigor 20 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE. 24 meses depois da entrada em vigor, as regras serão aplicadas, embora existam obrigações que serão implementadas mais cedo.
Computadores
O Microsoft Copilot for Security vai estar disponível a partir de 1 de abril e pode multiplicar a capacidade de defesa das organizações contra ataques informáticos. Mas para já está longe de substituir os humanos.
Multimédia
Chama-se SIMA, abreviação de Scalable Instructable Multiworld Agent, e pode compreender vários tipos de videojogos e seguir instruções em linguagem natural, para cumprir as tarefas que permitem passar até ao nível seguinte, como um ser humano faria. Por enquanto ainda está a ser “treinado”.
Internet
Gigantes das plataformas online têm de prestar informação a Bruxelas sobre as suas medidas de mitigação aos riscos ligados à inteligência artificial generativa, relativo às informações falsas e disseminação de fake news, durante o período eleitoral e não só.
Negócios
Mais de um terço das empresas em Portugal têm dificuldade em encontrar pessoas com competências digitais avançadas, indica um estudo que sugere propostas com modelos de trabalho flexíveis, melhores salários e maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal para atrair talento.
Telecomunicações
Ficou completa esta manhã a amarração do cabo de fibra ótica 2Africa, conhecido como cabo Facebook. Tem mais de 45 mil km de comprimento e está agora amarrado na estação de cabos submarinos da Altice em Carcavelos.
Telecomunicações
Foi hoje assinado o contrato para a construção do anel de cabos submarinos entre Portugal continental, Madeira e Açores (CAM). A construção fica a cargo da Alcatel Submarine Networks enquanto a Infraestruturas de Portugal assume a operação.
Multimédia
Aquele que foi o terceiro lançamento não tripulado do Super Heavy, o foguetão mais poderoso até à data, e da Starship foi quase perfeito. Só faltou a reentrada controlada da nave espacial, mas o teste correu bem melhor do que as duas tentativas anteriores, que acabaram em explosão.
Ciência
Na primeira vez em que voar, o Foguetão Ariane 6 vai dar boleia a uma série de experiências científicas e satélites. Entre as missões de nove países que vão ser lançadas no espaço está o ISTSat-1, construído pelo Instituto Superior Técnico.
Multimédia
Conhecida como Block 1B, a versão do SLS que está a ser preparada será capaz de enviar nave espacial, equipa de astronautas e hardware de grande dimensão para a Lua num único lançamento. A estreia do novo foguetão deve acontecer com a missão Artemis IV.
Ciência
As jovens protoestrelas IRAS 2A e IRAS 23385 ainda não têm planetas a formar-se em seu redor, mas, segundo o telescópio James Webb, contêm ingredientes-chave essenciais à vida, capazes de criar mundos potencialmente habitáveis.
Equipamentos
As vendas do novo smartphone da Nothing começaram ontem e a empresa já confirmou que atingiu um novo recorde de 100 mil equipamentos vendidos.
Equipamentos
O Asus Zenfone 11 Ultra tem as melhores especificações do mercado, mas abandona o formato compacto das mais recentes gerações, abraçando as principais funcionalidades atuais de inteligência artificial.
Equipamentos
A Samsung refrescou as suas linhas de smartphones de gama média, adicionando o sistema de segurança Knox Vault para proteger os dados sensíveis dos utilizadores.
Multimédia
O presidente da Xiaomi anunciou o dia 28 de março como a data de lançamento oficial do seu automóvel elétrico SU7.
Montra
Além do suporte a vários desportos, os wearables são também essenciais para monitorizar o estado de saúde dos utilizadores. Conheça 10 propostas entre os tradicionais smartwatches e as pulseiras inteligentes.
Computadores
Em vésperas de partirem para estágio para a participação no qualificador para o UEFA eEuro 2024 em futebol virtual, os atletas Diogo “Tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” Pires explicaram em entrevista ao SAPO TEK as excelentes condições que a FPF eFootball oferecem aos atletas que representam a Seleção Nacional.
Computadores
A WGR PCL de Call of Duty tem início este fim-de-semana com as oito melhores equipas nacionais deste jogo.
Computadores
A equipa portuguesa de Counter-Strike 2, SAW, está entre as grandes equipas nas principais competições internacionais. A vitória frente à OG garantiu a presença na BLAST Premier Spring Final.
Multimédia
Definido como o dia oficial do Super Mario, 10 de março serviu para a Nintendo anunciar que está a preparar o regresso da sua popular mascote aos cinemas em mais um filme de animação.