Aptiv.io, DIG-IN, GET MORE BRAIN, Lovys, MeetGeek, Musiversal, MyCareforce e Paynest são as empresas que se juntam às 24 scaleups acolhidas pela Unicorn Factory Lisboa no programa Scaling Up. A quarta edição do programa vai decorrer nos próximos oito meses.

O anúncio foi feito ontem, no Capitólio em Lisboa, e a organização aproveitou para dar contas dos resultados da segunda edição do programa que promover o crescimento de startups de grande dimensão, as scaleups.

Segundo os dados partilhados, as empresas que participaram nessa segunda edição que arrancou em junho de 2023 registaram um aumento significativo de financiamento e de postos de trabalho. "Em apenas oito meses de programa, as scaleups do segundo cohort já aumentaram o seu investimento em 80%, os postos de trabalho em 13%, fecharam parcerias de relevo, como é exemplo a Automaise à Sonae e à Brisa, e deram passos imporantes na expansão internacional, como a sheerMe e Splink que chegaram ao Brasil", refere o comunicado

Ao longo de quatro edições, o programa da Unicorn Factory Lisboa, já apoia 32 empresas, que somam mais de 245 milhões de euros de investimento. A organização indica que, de entre os 8 novos projetos que se juntam á Fábrica de Unicórnios, metade são scaleups internacionais e somam 49 milhões de euros em investimento.

2ª edição do programa scaling up da Fábrica de Unicórnios

Fábrica de Unicórnios lança Gaming Hub para ajudar estudantes, estúdios e startups a desenvolver videojogos em Portugal
Fábrica de Unicórnios lança Gaming Hub para ajudar estudantes, estúdios e startups a desenvolver videojogos em Portugal
Ver artigo

Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa, diz que "oPrograma Scaling Up tem vindo a afirmar e confirmar o seu sucesso ao apoiar empresas já em fase de crescimento e com elevado potencial a internacionalizarem-se. Arrancamos agora com a quarta edição, ao mesmo tempo que fechamos uma segunda, com um resultado muito positivo traduzindo-se em equipas muito satisfeitas com o programa e especialistas envolvidos, mais emprego criado e maior financiamento para os projetos que passaram pelo programa."

A Fábrica de Unicórnios explica que seleção das scaleups tem por base critérios de admissão específicos e alinhados com a tipologia de programa oferecido. É considerado o estágio atual de desenvolvimento da empresa, com o investimento angariado relevante, equipa forte e estruturada, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento, bem como a adequação ao programa: capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional.

Na nova edição o programa conta com o apoio de especialistas, mentores, investidores e empresas, entre as quais estão o grupo Brisa, Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC, e 80 parceiros corporate e de investimento.