Já está disponível para todos os assinantes dos serviços Plus, Pro e Team, a próxima versão do modelo de inteligência artificial da OpenAI, o GPT-4.1. A sua API já podia ser acedida desde abril e tem como principal foco os developers. O lançamento aberto acontece depois do registo do interesse pelo público em geral. Nas próximas semanas será lançado para os planos Enterprise e Educação, ao mesmo preço de pagamento do anterior modelo.

Segundo a OpenAI, o GPT-4.1 é um modelo especializado para tarefas de código. Mas quando comparado com o GPT-4o consegue ser mais poderoso em instruções mais precisas e desenvolvimento de tarefas web. Este pode ser uma alternativa ao OpenAI o3 e OpenAI o4-mini para necessidades de programação mais simples, do dia-a-dia.

O GPT-4.1 mini vai também substituir o GPT-4º mini para todos os utilizadores. Este promete ser mais rápido e capaz, assim como eficiente para um modelo mais pequeno. Este tem melhorias, tais como capacidade de seguir instruções e tarefas de desenvolvimento web.

De recordar que o novo modelo pode ajudar no desenvolvimento de agentes e, pela primeira vez, todos são capazes de processar até um milhão de tokens de contexto. Por comparação, os anteriores modelos GPT-4o estavam limitados até 128.000 tokens. "Sabemos que os developers se preocupam bastante com a programação e temos vindo a melhorar a capacidade do nosso modelo de escrever código funcional", explica Michelle Pokrass, especialista da OpenAI.

Através de testes de benchmark específicos para programação em Python é possível ver que o GPT-4.1 representa "uma melhoria significativa em comparação com modelos anteriores", com um nível de precisão de 55%, o que a empresa descreve com impressionante para um modelo sem capacidades de raciocínio avançadas

Os especialistas destacam também a capacidade do modelo no desenvolvimento de apps funcionais a partir de prompts. A capacidade de seguir instruções é outra das áreas-chave do GPT-4.1, incluindo no que respeita a instruções particularmente complexas no que respeita ao desenvolvimento de apps.