A IBM e a Red Hat deverão anunciar ainda hoje o alargamento da sua parceria para a plataforma Linux, noticiou a C|net. Este acordo assegura que a Red Hat vai adaptar a sua versão de topo do sistema operativo Linux às quatro linhas de servidores da IBM, enquanto a empresa de hardware garante serviços e apoio ao software comercializado pela Red Hat.



A aposta da IBM no sistema operativo Linux é reconhecida em diversas iniciativas da empresa para apoiar a disseminação desta plataforma e ainda pela adopção do sistema em diversos equipamentos que comercializa. A parceria com a Red Hat não deverá interferir em outros acordos da IBM com empresas que desenvolvem outras versões de Linux, nomeadamente com a SuSe Linux, o mesmo acontecendo em relação a outras parcerias da Red Hat com empresas de hardware, nomeadamente a Hewlett-Packard e a Dell Computer.



Apesar de já suportar a linha de servidores xSeries da IBM, baseada em processadores Intel, a Red Hat alarga agora o Advanced Server aos servidores pSeries, iSeries e zSeries. De acordo com a empresa, o Advanced Server é mais rentável do que as outras versões de Linux da Red Hat, já que o seu preço é mais elevado e o download não pode ser feito gratuitamente.



Ainda no âmbito deste acordo agora estabelecido entre as duas empresas, a IBM comprometeu-se a assegurar que o software de base de dados DB2, a plataforma de comércio electrónico WebSphere, o software de gestão Tivoli e o gestor de correio electrónico Lotus funcionem sobre o Advanced Server. A migração para este software terá início ainda este para a série xSeries e expandir-se a outras linhas até 2003.

Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - IBM e SuSE Linux formam aliança e apostam no Linux empresarial

2001-11-05 - IBM coloca em domínio público software no valor de 40 milhões de dólares

2000-08-16 - IBM e Red Hat em parceria para Linux