A LG anunciou que está a preparar, em parceria com a Philips, uma plataforma universal para Smart TVs, que ficará disponível para todas as fabricantes de televisores que a queiram integrar nos seus equipamentos.

A plataforma visa criar um ecossistema não proprietário que permita a partilha de aplicações entre televisores de várias marcas, facilitando a vida dos clientes e incentivando os programadores, que assim chegam a um universo mais alargado de utilizadores.

A novidade, designada Smart TV Alliance, deverá estar pronta para ser disponibilizada aos fabricantes no final deste ano, acreditam as impulsionadoras do projeto, acrescentando que este conta com o apoio de "fabricantes japonesas", lê-se num comunicado publicado online.

"Até agora, a indústria das Smart TVs tem sido um mercado muito difícil tanto para as fabricantes como para quem desenvolve aplicações, porque os televisores de diferentes marcas usam diferentes plataformas e tecnologias", afirma o presidente da Smart TV Alliance, e funcionário da LG, Bong-seok Kwon, citado na nota aos meios.

O site da iniciativa - que entretanto já se encontra disponível, com uma área dedicada às fabricantes, outra para programadores e outra para fornecedores de serviços - vai disponibilizar gratuitamente as ferramentas necessárias à integração da plataforma nos televisores, de forma a simplificar o processo de criação de aplicações compatíveis com as várias marcas de TVs.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.