A LG anunciou que está a preparar, em parceria com a Philips, uma plataforma universal para Smart TVs, que ficará disponível para todas as fabricantes de televisores que a queiram integrar nos seus equipamentos.

A plataforma visa criar um ecossistema não proprietário que permita a partilha de aplicações entre televisores de várias marcas, facilitando a vida dos clientes e incentivando os programadores, que assim chegam a um universo mais alargado de utilizadores.

A novidade, designada Smart TV Alliance, deverá estar pronta para ser disponibilizada aos fabricantes no final deste ano, acreditam as impulsionadoras do projeto, acrescentando que este conta com o apoio de "fabricantes japonesas", lê-se num comunicado publicado online.

"Até agora, a indústria das Smart TVs tem sido um mercado muito difícil tanto para as fabricantes como para quem desenvolve aplicações, porque os televisores de diferentes marcas usam diferentes plataformas e tecnologias", afirma o presidente da Smart TV Alliance, e funcionário da LG, Bong-seok Kwon, citado na nota aos meios.

O site da iniciativa - que entretanto já se encontra disponível, com uma área dedicada às fabricantes, outra para programadores e outra para fornecedores de serviços - vai disponibilizar gratuitamente as ferramentas necessárias à integração da plataforma nos televisores, de forma a simplificar o processo de criação de aplicações compatíveis com as várias marcas de TVs.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes