(Atualizada) O desenvolvimento de iniciativas de apoio aos programadores portugueses que queiram desenvolver aplicações para o Windows Phone tem sido um dos enfoques da Microsoft Portugal que promoveu iniciativas inéditas na empresa, entre as quais se conta o App me UP. Mas agora, com o Windows 8 a caminho, o enfoque vira-se para a Windows Store.

“Queremos ajudar os Developers de Portugal a criar, desde já, as primeiras estrelas da Windows Store”, afirmou ao TeK Miguel Vicente, Audience Marketing Manager da Microsoft Portugal.

“Acreditamos sem limites no poder dos criadores de Apps made in Portugal, e acreditamos que o lançamento do Windows 8 é um palco fabuloso, um que queremos ajudar estas pessoas a aproveitar ao máximo”, explica. E por isso foram planeadas diversas iniciativas que vão decorrer nos próximos meses, entre as quais o programa App Spotlight, sobre o qual não quis revelar ainda muitos detalhes.

No programa de preparação para o Windows 8 constam ainda uma série de Workshops, os "Windows 8 Appcelerate Workshops", que foram desenhados para quem quer começar a desenvolver Apps para o novo sistema operativo que a Microsoft vai lançar antes do final do ano.

Os Workshops são focados em desenvolvimento e design e há ainda a possibilidade de participar num dos hands-on-labs limitados que está a ser preparado, com a equipa da Microsoft Portugal a prometer um acompanhamento próximo de todos os programadores.

Os eventos são de registo livre e gratuito e começam já na próxima semana com o Registo App Development, no dia 24 de Julho, seguindo-se o Registo App Design a 25 de julho, o Registo Hands on Labs a 26 de julho e a 1 de Agosto.

Para se inscrever nos workshops é só preciso seguir os links, mas no Hands on a Microsoft exige o envio de um emailcom os dados pessoais.

Como a Windows Store ainda não "abriu" oficialmente, os developers que quiserem ter as suas Apps disponíveis na altura do lançamento podem ter acesso a uma conta especial para publicação da aplicação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.