Descrito como uma das maiores falhas do sistema elétrico na Europa, o apagão de 28 de abril deixou milhões de pessoas sem eletricidade e sem redes de comunicações. Muitos foram apanhados desprevenidos, numa corrida às lojas para encontrar lanternas e rádios a pilhas.

Casos como este realçam a importância de ter um conjunto de equipamentos sempre à mão em casa para qualquer cenário de emergência. Mas, depois do apagão, quantos leitores do SAPO TEK compraram kits de emergência e a que equipamentos deram prioridade? Este foi o tema da nossa mais recente votação, que recebeu um total de 3.137 participações.

Votação TEK | Kit de emergência para apagões
Votação TEK | Kit de emergência para apagões Resultados da última Votação TEK

Como mostram os resultados, a maioria dos leitores ainda não preparou um kit de emergência. Ao todo, a opção “Não preparei nenhum kit de emergência” recebeu 74% dos votos, com 2.313 respostas.

Olhando para os leitores que já compraram o seu kit para emergências, a opção mais popular foi a das lanterna e rádios a pilhas, recebendo 17% dos votos, com 546 respostas. Seguem-se os powerbanks para carregar aparelhos, com 4% dos votos (131 respostas).

Os fogareiros para aquecer alimentos também estão entre os equipamentos a que os leitores deram prioridade, com esta opção a receber 4% dos votos (116 respostas). Por fim, apenas 1% dos leitores que participaram na votação deram prioridade aos routers portáteis para Internet, com esta opção a receber 31 respostas.

Já está online mais uma votação do SAPO TEK e pode partilhar a sua opinião sobre que funcionalidades estaria disposto a abdicar para ter um smartphone fino e leve como o novo Galaxy S25 Edge da Samsung.