A especialista em análise do tráfego de internet Similarweb partilhou na rede social X, os 10 websites mais visitados em todo o mundo, referentes a janeiro de 2025. Os dados focam-se apenas no acesso através de browsers em desktop. Sem surpresa, o motor de pesquisa Google.com assume o primeiro lugar, somando 29,21% de quota total do tráfego e com um crescimento de 2,51%. Segue-se a plataforma de vídeos da Google, o YouTube com 20,40% do tráfego, embora tenha caído 0,91%.
A Meta assume os lugares seguintes com as suas três principais redes sociais. O Facebook está em terceiro com 5,08% do tráfego, tendo caído 0,24%. O WhatsApp e o Instagram registaram 5,08% e 3,15%, respetivamente.
No sexto lugar do Top 10 surge o ChatGPT.com, que teve um crescimento de 5,91% face ao mês anterior, somando agora uma quota de 2,33%. Segundo a Similarweb, janeiro foi o melhor mês de sempre para a plataforma de inteligência artificial da OpenAI. A empresa lançou em janeiro novas funcionalidades para a plataforma, incluindo o Tasks, para a versão web, e que o ChatGPT ganhou mais memória e capacidades ao estilo Siri ou Alexa para ajudar os utilizadores a programar tarefas e eventos.
Continuando na tabela dos mais visitados, a rede social X surge em sétimo com 1,92% do tráfego, tendo crescido 3,35% face ao mês anterior. O Yahoo com 1,88%, embora com uma quebra de 1,5%. O Reddit está em nono com 1,62% e crescimento de 1,12%. Por fim, a fechar a tabela está o Netflix, com 1,60% de quota, tendo também aumentado 2,78% do tráfego.
A Similarweb estuda todos os países do mundo e olhando para Portugal, a Google.com e YouTube surgem nos primeiros dois postos, fechando o pódio o Facebook. O Google.pt está em quarto e o SAPO.pt em quinto. A rede social Instagram está em sexto, seguindo-se os jornais desportivos Record e a Bola, em sétimo e oitavo, respetivamente. Em nono está o ChatGPT, que surge assim no Top 10 também em Portugal. E por fim, em décimo, o iol.pt.
Em termos de curiosidade, a Similarweb partilhou também o top 10 das apps mais utilizadas, neste caso nos Estados Unidos e apenas no iPhone. A mais utilizada é o modelo de inteligência artificial DeepSeek, que apesar de ter “explodido” na última semana de janeiro, foi o suficiente para a colocar na liderança da tabela, à frente do ChatGPT que surge em segundo. Ainda no que toca à IA, o Google Gemini surge nesta lista em oitavo lugar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários