A OpenAI juntou uma nova funcionalidade ao ChatGPT, para ajudar os utilizadores a programarem e lembrarem-se de tarefas que têm de realizar no futuro. A nova funcionalidade chama-se Tasks to ChatGPT. Para já fica disponível em versão beta, e só para clientes premium, sem indicação de que venha também a ser lançada para quem usa a versão gratuita do software, ou em que data isso acontecerá, se é que está previsto.

Com esta nova funcionalidade do ChatGPT é possível criar alertas para lembrar o utilizador da data em que começam a ser vendidos bilhetes para um concerto, no qual tem interesse. Também é possível pedir ao assistente para passar a dar informação diária sobre o estado do tempo, ou para apresentar resumos das notícias da semana.

Tudo com a IA e a IA com tudo: Como a Inteligência Artificial dominou o ano de 2024
Tudo com a IA e a IA com tudo: Como a Inteligência Artificial dominou o ano de 2024
Ver artigo

A mesma funcionalidade pode, a partir das conversas do utilizador, sugerir tarefas, que o destinatário terá sempre opção de aceitar ou recusar, antes de serem acrescentadas ao calendário. O utilizador diz quando e onde e o assistente cria a nota, ou prepara os conteúdos para mostrar na hora e dia programados. É possivel acumular no máximo 10 tarefas em simultâneo.

Nesta fase, vão ter acesso ao assistente de tarefas do ChatGPT os utilizadores das versões Plus, Team e Pro da plataforma da OpenAI. Para já, apenas na versão web.

Este novo lançamento da empresa liderada por Sam Altman está a ser visto como uma forma de aproximar mais as capacidades do serviço, das competências de um assistente. Marca também a aproximação a um território que tem sido dominado por outro tipo de players, como a Apple, com a Siri, a Amazon, com a Alexa ou, no Android, o assistente Google.

Recorde-se que o ChatGPT, até agora, tem estado focado na resposta a questões em tempo real. Não tinha capacidades para programar e preparar ações e realizá-las no futuro.