O FileSonic - serviço dedicado ao alojamento de ficheiros na nuvem, que era, tal como outros, usado pelos internautas para partilha de conteúdos - poderá ter sido definitivamente encerrado, avança a imprensa internacional.

O alerta terá sido dado primeiro pelo TorrentFreak, que afirma que o serviço se encontra offline desde a passada quarta-feira, relata hoje a CNET.

Apontado pelas associações americanas de defesa dos direitos de autor como um dos maiores repositórios usados para partilha ilegal de ficheiros, o site tinha restringido significativamente o seu modo de funcionamento no início deste ano, após o encerramento do MegaUpload.

Os responsáveis pelo FileSonic temiam ser alvo de investigações e acusações semelhantes às que recaíram sobre os fundadores do MegaUpload, por promoverem a partilha de ficheiros que violasse os direitos de autor. Assim, foi bloqueada a possibilidade de partilha de conteúdos com terceiros.

O serviço passou a poder ser usado apenas para carregar e descarregar documentos alojados pelo próprio utilizador e terá também eliminado ficheiros e contas que consideraram estarem associadas a pirataria online ou violação de propriedade intelectual.

As alterações ao funcionamento do site terão resultado numa diminuição do tráfego e do número de utilizadores, mas segundo o TorrentFreak não terá sido essa a razão que determinou o encerramento do site.

A CNET afirma que tentou contactar os responsáveis pelo FileSonic mas não conseguiram obter um comentário até à hora e publicação da notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes