O record de "Maior número de robots a dançar simultaneamente" foi conquistado este mês pelos QRC-2 da chinesa Ever Win Company, durante o Festival Internacional de Cerveja de Qingdao, na China. O vídeo destes robots "dançarinos" fez sucesso e, quando escrevíamos este artigo, já contava com mais de 283 mil visualizações no YouTube.

Os 1.007 robots de 43,8 cm eram controlados por um único smartphone e tinham de dançar sincronizadamente durante um minuto inteiro para deixarem a sua marca no livro de recordes. E foi isso mesmo que fizeram, conseguindo o título.

O Guinness diz que alguns robots foram desqualificados por não estarem em sincronia com os restantes ou por terem caído durante a dança. Mas, mesmo assim, o record foi quebrado e o galardão atribuído à Ever Win.

O diretor tecnológico da empresa explicou que os robots humanoides estavam equipados com uma tecnologia de encriptação que minimizava a interferência das ondas de rádio emitidas por telemóveis e dispositivos Bluetooth nas imediações. A Ever Win queria garantir que o grupo se movia como um único "corpo robotizado".

O record anterior foi também ganho por uma empresa chinesa, a UBTECH Robotics, com os seus 540 robots a dançar simultaneamente.