O aviso foi dado pela LastPass na semana passada, com a empresa a alertar para a presença da app fraudulenta na loja digital da Apple. Segundo a empresa, esta versão usa o mesmo nome da solução legítima de gestão de passwords, mas há um conjunto de diferenças importantes, como pode ver nas imagens que se seguem.

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Além de contar com um logotipo diferente, a versão fraudulenta apresenta um developer que não é a LogMein, a dona da LastPass. A empresa aponta também erros nas imagens da app fraudulenta, que tenta copiar a imagem e interface original.

De acordo com informação avançada pelo website TechCrunch, baseados em dados da Appfigures, a versão falsa do gestor de passwords terá sido lançada na App Store a 21 de janeiro.

Embora tenha passado relativamente “despercebida” na loja da Apple, algumas reviews deixadas por utilizadores já alertavam para o facto de não ser a versão legítima. A app fraudulenta acabou por ser removida da App Store um dia após a publicação do alerta pela LastPass.

Segundo Christofer Hoff, Chief Secure Technology Officer da LastPass, a empresa entrou em contacto com a Apple, cujos representantes confirmaram a recepção do alerta, acrescentando que a gigante de Cupertino estava a reunir esforços para remover a app em questão.

De acordo com o responsável, a empresa está também a trabalhar com a Apple para perceber como é que esta app passou pelos mecanismos de segurança da App Store.

O caso surge numa altura em que, na Europa, a Apple terá de fazer mudanças à sua loja digital, assim como ao iOS e ao browser Safari, para cumprir as obrigações do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês).

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Recorde-se que a tecnológica tem-se posicionado contra as obrigações do regulamento, argumentando, por exemplo, que as regras, que exigem, por exemplo, que permita a possibilidade de sideloading no iPhone, podem pôr em causa a segurança dos iPhones e do seu ecossistema.

A pressão da Comissão Europeia levou-a a “ceder”, com a empresa a anunciar mudanças que geraram polémica, além de descontentamento entre developers.

Em linha com a posição que tem vindo a defender, a Apple afirmou que as alterações que foi obrigada a implementar não estão isentas de riscos. Na visão da empresa, as novas opções de processamento de pagamento e de download de aplicações no iOS podem abrir a porta a malware e esquemas fraudulentos, assim como à divulgação de conteúdo ilícito ou prejudicial, entre outras ameaças à privacidade e segurança.