Vinte sete mil quilómetros despois, os escoceses Julie e Chris Ramsey anunciaram que terminaram a primeira viagem de sempre entre o Pólo Norte e o Pólo Sul num veículo elétrico.

Oficialmente concluída a 15 de dezembro último, a viagem tinha começado há nove meses, com partida a partir do Círculo Polar Ártico, a bordo de um Nissan Ariya e-4ORCE, SUV elétrico da marca.

Para conseguir atravessar alguns dos percursos mais extremos a agressivos, entre zonas com glaciares cobertos de neve a desertos de areia, o carro foi submetido a algumas alterações pelo especialista islandês Arctic Trucks, como pneus maiores e jantes a acompanhar, assim como suspensão melhorada. No final, o veículo terá mantido 80% das suas caraterísticas.

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Originalmente, o modelo da Nissan vendido na Europa, Ásia e Estados Unidos, tem dois motores, para garantir a tração integral e-4Force, oferecendo 394 cavalos de potência, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

A bateria tem 87 kWh de capacidade, o que renderia até 610 km de autonomia em condições normais. Face às modificações feitas e tendo em conta as variações de temperatura no trajeto, a autonomia ficou na casa dos 400 quilómetros.

Veja o vídeo partilhado na conta oficial do Instagram horas antes de terminar a expedição

Durante algumas partes da viagem, o casal usou alguns truques para manter a bateria do carro aquecida e melhorarem a sua eficiência, como fazer uma parede de neve para proteger a parte inferior e o radiador dianteiro do carro do vento frio ou usarem uma tenda própria para cobrir todo o carro.

Dependendo das condições climáticas, Julie e Chris podiam recorrer a uma turbina eólica de 5kW ou um protótipo de solução de carregamento híbrido solar. Também houve momentos em que foi necessário usar um gerador a gasolina - equipamento obrigatório para atravessar as regiões do Ártico. O mesmo acontece com os veículos de apoio a gasóleo que acompanharam a viagem.

Em declarações ao Expedition Portal, Chris Ramsey explicou que o objetivo do "Pole To Pole EV" foi provar que os carros elétricos são um substituto viável para os veículos de expedição a  gasóleo, feitas nas regiões polares.