A IBM TechXchange Summit EMEA, que decorre até ao dia 25 de janeiro, afirma-se também como um espaço de partilha de experiências para profissionais de diferentes áreas tecnológicas, de developers a data scientists, com a organização a esperar mais de 1.300 participantes ao longo dos três dias da conferência.

Ainda na sessão de abertura, Jason Gartner, General Manager, IBM Technical Sales and Client Engineering, destacava o papel da comunidade tecnológica reunida na conferência, apontando para a diversidade e para a contínua vontade de aprender como dois dos grandes impulsionadores da conferência.

Em destaque entre o leque de soluções da tecnológica que figuraram na IBM TechXchange Summit EMEA está a watsonx, a plataforma de dados e IA da IBM para empresas, com casos de implementação como o Scout Advisor, que servirá como ajudante para os olheiros do Sevilla FC.

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No palco central da conferência, Anant Jhingran, IBM Fellow & CTO da IBM Software, demonstrou algumas das aplicações da plataforma em áreas empresariais como recursos humanos, dados e apoio ao cliente, permitindo agilizar as respostas a emails, extrair a informação mais importante de vastos volumes de dados para análises, ou encontrar os dados necessários para responder eficazmente a pedidos de clientes.

Para assegurar que estão a ser cumpridas todas as regras necessárias, são implementadas "guardrails", ou medidas de proteção, que dão a quem usa as soluções a possibilidade de verificar se o conteúdo gerado viola direitos de autor ou políticas relativas a discurso de ódio ou conteúdo prejudicial.

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A par da plataforma watsonx, o espaço de exposição da conferência, chamado Sandbox, reuniu um vasto conjunto de experiências interativas centradas em torno de cinco áreas, automação, dados, IA e sustentabilidade, computação quântica e segurança; e ainda infraestrutura e Cloud, seguindo a “bússola” do IBM Technology Atlas, que prevê uma visão até 2030 das tecnologias que vão trazer uma nova era de desempenho e eficiência.

No Sandbox houve espaço para zonas para parceiros empresariais e aprendizagem, mas também networking, jogos e oportunidades para ver algumas das tecnologias chave desenvolvidas pela IBM, como a mais recente versão do mainframe Z16, numa versão com uma “surpresa” de LEGO.

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Como realçou Dinesh Nirmal, Senior Vice President, Products, IBM Software, durante a sessão de abertura da conferência, há cada vez mais empresas e organizações a apostar na implementação de IA generativa para  simplificar, agilizar e automatizar os seus processos.

A IBM TechXchange Summit EMEA foi também palco para sessões paralelas onde empresas e organizações de várias áreas puderam demonstrar como estão a implementar soluções de IA da IBM para mudar a forma como operam e como se relacionam com os seus clientes, e que desafios encontram ao longo desse processo.

Por exemplo, no caso do Lloyds Bank, numa primeira fase, a IA foi usada para ajudar a melhorar os processos e a comunicação com os clientes. No entanto, o banco britânico teve de adaptar a sua estratégia após verificar que apenas 1 em cada 5 clientes se sentia, de facto, compreendido.

Já numa segunda fase, o foco passou a estar na utilização de IA de uma forma que ajudasse a uma melhor compreensão dos clientes, apostando na “humanização” do processo através da implementação de um modelo de linguagem de grande escala (LLM) modular. A estratégia traduziu-se numa melhoria significativa dos pedidos feitos pelos clientes do banco britânico.

Além da IA generativa, a IBM aproveitou a conferência para recordar os avanços que tem vindo a fazer na área da computação quântica, onde o novo processador Heron, que promete as mais altas métricas de desempenho e as mais baixas taxas de erro até à data, assume um papel de destaque.

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