A Nintendo anunciou que os serviços online das suas plataformas descontinuadas, incluindo o Wii U e a família de consolas portáteis 3DS, vão também terminar em abril de 2024. Tal como explica na sua página de suporte, os utilizadores deixam de poder jogar online, seja competitivo como cooperativo, aceder a rankings online e acesso a dados.

A data em concreto e hora ainda não foi divulgado, mas a Nintendo refere que se algum evento ocorrer que dificulte a continuação dos serviços online para as plataformas, estes poderão ser descontinuados mais cedo que o previsto. “Agradecemos sinceramente aos jogadores por usarem os serviços online da 3DS e Wii U ao longo deste tempo e pedimos desculpa pela inconveniência”, disse a fabricante no comunicado.

Em resposta a algumas dúvidas, a Nintendo esclarece que os jogadores vão poder continuar a utilizar as funcionalidades dos jogos em offline e qualquer outra que não requeira ligações online. A Nintendo garante ainda a continuidade de serviços como o Pokémon Bank e o Poké Transporter, mas sem a garantia de os manter num futuro próximo.

Os jogadores que tenham adquirido jogos em formato digital, a Nintendo garante que podem continuar a fazer o download dos títulos que adquiriram na Nintendo eShop. O serviço SpotPass, por utilizar comunicação online, também deixará de estar disponível. Mas o StreePass por comunicar entre os sistemas das consolas 3DS vão manter-se ativos.