Fim de vida para as eShops das plataformas de venda de jogos em formato digital das consolas Wii U e a portátil 3DS. A partir de hoje, dia 27 de março, a Nintendo fechou as lojas digitais, não sendo possível comprar mais jogos para estas plataformas. Mas os utilizadores vão continuar a ter acesso aos títulos anteriormente adquiridos, podendo fazer o download dos mesmos para as respetivas consolas, assim como eventuais conteúdos adicionais em DLC, explica a fabricante no comunicado.

A Nintendo já tinha deixado o aviso sobre o fecho das lojas em 2022 e no último ano foi introduzindo medidas graduais na descontinuação das plataformas. Em agosto de 2022, os utilizadores já não podiam carregar fundos para as suas carteiras nas plataformas, sendo agora o ponto final no acesso aos jogos.

Além dos títulos comerciais da Wii U e 3DS, os jogadores deixam também de ter acesso aos clássicos da Nintendo que estavam disponíveis na Virtual Console. A Nintendo oferece agora os seus jogos clássicos como bónus adicional à subscrição do serviço Nintendo Switch Online, mas a oferta atual ainda é limitada.

Mantenha as memórias ativas dos jogos mais emblemáticos da 3DS e Wii U
Mantenha as memórias ativas dos jogos mais emblemáticos da 3DS e Wii U
Ver artigo

O encerramento da eShop das consolas significa que muitos dos jogos disponíveis vão desaparecer, uma vez que foram lançados exclusivamente em formato digital. O VGC calculou o número de jogos que vão desaparecer com o encerramento das lojas digitais, ultrapassando os 2 mil títulos das duas plataformas. São cerca de 450 jogos da Wii U exclusivos digitais (mais 100 que também estão disponíveis fisicamente); do lado da portátil 3DS, são cerca de 600 títulos exclusivos digitais e mais 300 que também têm versões físicas.

E dos quase 530 títulos da Virtual Console que deixam também de estar disponíveis, cerca de 335 jogos não estão ainda disponíveis no serviço Nintendo Switch Online.

Veja na galeria alguns dos clássicos que estavam disponíveis na Virtual Console:

O desaparecimento das plataformas e respetivos jogos da Wii U e 3DS têm vindo a levantar preocupações sobre a preservação de videojogos nas comunidades de colecionadores e historiadores. Para mitigar o impacto do encerramento das lojas, a Nintendo criou um website exatamente dedicado às memórias relacionadas com as consolas. Chama-se “As minhas memórias da Nintendo 3DS e Wii U” e pretende ajudar os fãs a recordar os melhores momentos com essas consolas.

Infelizmente não dá acesso aos jogos, mas sim a uma base de dados com informações do histórico daqueles que adquiriu. São criados gráficos com os títulos mais jogados e aquele que é considerado o mais memorável para cada plataforma. Os géneros favoritos e outros dados históricos relativos às consolas são igualmente listados. Para aceder a esses dados terá de se autenticar com as mesmas credenciais que utiliza na eShop.