Depois de quase 10 anos após o lançamento original da 3DS, a Nintendo descontinuou a sua consola portátil, focando todas as atenções à Switch. Há muito que a fabricante nipónica tinha deixado de produzir jogos para o sistema, mas só agora deixou de fabricar o hardware dos modelos ainda disponíveis e suportados, a NEW 3DS XL, a New 2DS XL e a 2DS.

As consolas continuam a ser listadas no seu website oficial japonês, mas tal como aponta o The Verge, o site americano limpou por completo os menus e qualquer referência à consola portátil.

tek site nintendo

Ao todo, a 3DS vendeu mais de 75 milhões de unidades, dando continuidade ao sucesso que a Nintendo tinha alcançado, primeiro com o Game Boy, e depois com a DS. Quando foi lançada em 2010, a 3DS foi uma consola revolucionária ao apresentar imagens em 3D sem a necessidade de utilização de óculos especiais. A consola foi lançada num período em que James Cameron estreava Avatar, reacendendo o interesse para o cinema 3D. Nos jogos, a Sony foi à boleia, com diversos títulos disponíveis para as televisões que suportassem a tecnologia e claro, os óculos. A 3DS, projetava as imagens à frente dos utilizadores, a “olho nu”.

Durante os seus 10 anos de vida, a consola recebeu diferentes versões, desde uma versão maior, a 3DS XL e uma versão melhorada, a New 3DS. O interessante é que quando o interesse no 3D diminuiu, ou pelo menos quando a Nintendo percebeu que grande parte dos utilizadores desligava a funcionalidade 3D, nem que fosse para poupar bateria, a fabricante lançou a 2DS, mais barata, mas sem o feature que a distinguiu no mercado. Seguiu-se depois a 2DS XL na sua linha de design de modelos.

No que diz respeito a jogos, o sucesso da consola atraiu muitas produtoras para a produção de títulos, somando cerca de 384 milhões de unidades vendidas. A consola portátil e respetivos jogos conseguiram mesmo equilibrar a balança das finanças da empresa com o flop que foi a Wii U.

Veja na galeria alguns dos modelos da portátil lançados ao longo da última década:

Entre os melhores títulos da portátil encontram-se The Legend of Zelda: A Link Between Worlds e The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (remake do clássico jogo da Nintendo 64), Fire Emblem: Awakening, Animal Crossing: New Leaf, Luigi's Mansion: Dark Moon e Super Mario 3D Land.

A Nintendo foca agora atenções à sua Switch, numa altura em que correm rumores de que a fabricante poderá apresentar um novo modelo com suporte a imagem 4K. A empresa já terá mesmo solicitado aos estúdios que começassem a desenvolver jogos para a consola híbrida em 4K.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.