O Estado de Montana, nos Estados Unidos, vai proibir a utilização do TikTok a partir de 1 de janeiro do próximo ano e ganhou agora um apoio de peso na intenção. Os procuradores-gerais de 18 Estados juntaram-se para pedir à justiça que rejeite os pedidos de bloqueio à decisão, entregues pelo próprio TikTok e por utilizadores, nomeadamente criadores de conteúdos.

O pedido à justiça foi liderado pelo procurador-geral da Virgínia. Os representantes dos 18 Estados apelam à rejeição dos pedidos, alegando que o “TikTok envolve-se intencionalmente em práticas comerciais desonestas, que induzem à partilha de informações pessoais sensíveis que podem ser facilmente acedidas pelo Partido Comunista Chinês”. No mesmo pedido, consideram que a proibição deve avançar porque a plataforma “prejudica as crianças do Montana", detalha a Reuters.

O TikTok segue com uma ação em tribunal para tentar travar a decisão. A audição do pedido preliminar de injunção à medida está marcada para o próximo dia 12 de outubro. Alguns utilizadores individuais da rede social detida pelo grupo chinês ByteBance fizeram o mesmo, alegando que a decisão do Estado viola as disposições da Primeira Emenda e os direitos de liberdade de expressão da empresa e dos utilizadores.

Ao lado do procurador da Virgínia estão os representantes de Estados como a Geórgia, Alaska, Utah, Indiana, Nebraska, Indiana, Iowa, Kentucky ou Dakota do Sul, alguns dos quais já com medidas em vigor que restringem a utilização do TikTok. Essa é já uma realidade em vários Estados americanos, mas a medida tem sido aplicada ao acesso à rede social em organismos públicos, como também já acontece a nível federal.

TikTok multado em 345 milhões de euros na Europa por violar privacidade dos dados de crianças
TikTok multado em 345 milhões de euros na Europa por violar privacidade dos dados de crianças
Ver artigo

A decisão do Estado de Montana é a primeira que pretende generalizar a proibição a todo o Estado e contextos de utilização, baseada nos mesmos argumentos de ameaça para a segurança dos Estados Unidos e da privacidade dos utilizadores, associados à utilização da rede social.

O TikTok é usado por mais de 150 milhões de americanos. No Estado do Montana a empresa estima ter à volta de 380 mil utilizadores, um número que representará cerca de um terço dos habitantes do Estado. Se a medida de bloqueio da rede social avançar, o TikTok ficará sujeito a multas de 10 mil dólares por cada infração cometida.

A pressão sobre a rede social tem vindo a aumentar. Nos Estados Unidos as tentativas para bloquear totalmente o acesso à plataforma também avançam a nível federal, embora os principais partidos não se entendem sobre os limites da proposta legislativa que poderia dar a Joe Biden poderes para bloquear o TikTok a nível nacional.

Fora dos Estados Unidos, as más notícias também se sucedem. Há dias foi conhecida a decisão da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda de multar a rede social em 345 milhões de euros, por práticas abusivas no tratamento de dados dos utilizadores com menos de 18 anos.